MODELAGEM DA VELOCIDADE MÉDIA DOS VENTOS ATRAVÉS DAS MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS DO TIPO SARIMA(P,Q,N)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
MODELAGEM DA VELOCIDADE MÉDIA DOS VENTOS ATRAVÉS DAS MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS DO TIPO SARIMA(P,Q,N)
Autores
  • Raimundo Nonato Castro da Silva
  • Victor Hugo Correa de Andrade
  • Iago Dos Santos Lima
  • Leonardo Carlos De Oliveira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Civil
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30400-MODELAGEM-DA-VELOCIDADE-MEDIA-DOS-VENTOS-ATRAVES-DAS-MODELOS-DE-SERIES-TEMPORAIS-DO-TIPO-SARIMA(PQN)
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Velocidade, Vento, ARIMA(p,q), modelagem
Resumo
De acordo com Hennessey (1977) O vento é resultado dos gradientes de pressões atmosféricas e para sua modelagem, geralmente tem-se utilizados modelos probabilísticos/estatísticos, porém, os dados gerados por esse tipo de fenômeno climático, possui uma característica em particular que é a dependência entre as observações, dessa forma os modelos que ajusta melhor os dados são do tipo estocástico, em particular os de Séries Temporais, de acordo com Morettin e Toloi (2006). Rosa, Tiago e Filho (2007), dizem que os ventos, podem ser expressos de acordo com a sua força e a direção, além disso, sofre o efeito Coriolis defletindo-se para esquerda no hemisfério Sul, e para direita no hemisfério Norte, e como esse movimento, gerando os ventos predominantes em cada faixa de latitude, exceto na linha do equador. A representação vetorial da força por unidade de massa atuante sobre uma parcela de ar, decorrente de um gradiente de pressão é dado da seguinte maneira: F_p/m=-1/? ?p, sendo: F_p: força da pressão, m: massa, ?: densidade e ?p: é o gradiente da pressão, dessa gera-se os dados das velocidades dos ventos. Os dados foram coletados através do projeto A ERA-40 é, de acordo com Leda (2014) esse é uma re-análise de observações meteorológicas que busca melhorar a precisão dos mapas climáticos históricos possibilitando uma análise mais detalhada dos vários sistemas meteorológicos, abrangendo um período onde se observam uma severa falta de dados. Este banco utiliza-se das mudanças dos sistemas observacionais e os recursos computacionais disponíveis. É uma segunda geração da re-análise abrangendo um período de 45 anos, sendo a primeira a ERA-15 que cobria um período de 15 anos (1979-1992) na estação climática da Universidade Federal do Ceará. As estimativas dos coeficientes de autocorrelação e autocorrelação parcial para a série foram calculadas e as primeira obsrvaçoes, mostrou-se uma autocorrelação , destancando-se os valores para os lags 1, 3, e 8. Além de calcular as autocorrelações, foram aplicados os testes de Dick Fuller. Para todas as autocorrelações sendo os p-value 0.0000. onde os dados indicam que o coeficiente das autocorrelação são significativos. Enfim o modelo proposto é do tipo SARIMA (1,0,0)X(3,1,2).
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Raimundo Nonato Castro da et al.. MODELAGEM DA VELOCIDADE MÉDIA DOS VENTOS ATRAVÉS DAS MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS DO TIPO SARIMA(P,Q,N).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30400-MODELAGEM-DA-VELOCIDADE-MEDIA-DOS-VENTOS-ATRAVES-DAS-MODELOS-DE-SERIES-TEMPORAIS-DO-TIPO-SARIMA(PQN). Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes