ESTIMAÇÃO DA VAZÃO DO RIO ACRE ATRAVÉS DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS ARIMA(P,Q)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ESTIMAÇÃO DA VAZÃO DO RIO ACRE ATRAVÉS DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS ARIMA(P,Q)
Autores
  • NAYARA DE SOUZA MOREIRA
  • Raimundo Nonato Castro da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Ambiental e Sanitária
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30357-ESTIMACAO-DA-VAZAO-DO-RIO-ACRE-ATRAVES-DE-MODELOS-DE-SERIES-TEMPORAIS-ARIMA(PQ)
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
vazão, series temporais, modelos
Resumo
Os fenômenos hidrológicos são de difícil modelagem devido a sua: intensidade, variabilidade temporal e espacial, uma vez que esses fatores determinam o armazenamento e o transporte da água. Estimar a de um rio de acordo com Genzet al.(2008) é de suma importância para os períodos de seca/cheia, onde a precipitação da água possui uma menor/maior intensidade o que pode acarretar problemas relacionados ao abastecimento de água urbano e de pequenas centrais hidrelétricas. No presente trabalho foi feita uma análise de séries temporais, através da vazão média do Rio Acre, para tanto foram coletadas 510 medidas de vazão durante o período de janeiro de 2012 até junho de 2015 obtidas no site HdiroWeb(2016), para se estimar modelos de series temporais é necessário que se tenha um grande número de observações, por essa razão escolheu-se esse período. Os modelos de series temporais são do tipo estocásticos, ou seja, as observações x_(t-1) ex_tsão correlacionados, por essa razão os modelos clássicos de regressão não podem serem utilizados, e como o tempo tem influência nas observações, dessa forma foi proposto utilizar os modelos de series temporais do tipo ARIMA (autorregressivo integrado de médias móveis), uma vez que o mesmo mostrou um bom ajuste a trabalhos recentes, como os de Benetti et al (2003) e TUCCI (2001). Para a análise do modelo num primeiro instante foi feita uma análise gráfica com o intuito de verificar a estacionariedade da mesma,sendo observados indícios da não estacionariedade, pois os modelos ARIMA, pressupõem que as series sejam estacionarias, caso não sejam, deve-se torna-las estacionaria de alguma maneira. O passo seguinte foi testar a estacionariedade da série de acordo com Box e Cox (1964) o teste mais adequado é o de Dick Fuller, onde mesmo mostrou que a serie não era estacionaria em primeira ordem, por tanto foi necessário utilizar a primeira diferença sendo feito a análise gráfica e testado o modelo, onde sendo verificada a estacionariedade da vazão em segunda ordem. Como a série é estacionaria, o passo seguinte foi selecionar o melhor modelo das classes SARIMA, ou seja, modelos ARIMA que consideram a característica sazonal da série. O critério utilizado para selecionar o melhor modelo foi o de menor AIC (Critério de Informação de Akaike).Tendo sido selecionado o modelo ARIMA(2,0,2), que mostram um bom ajuste aos dados. Por fim o modelo ajustado foi: y_t= -0.1043+ 10.7430x_t, como o modelo ajustado, foram feitas simulações de Monte Carlo, com a geração dos dados originais para testar a qualidade do ajuste do modelo, onde o mesmo mostrou um bom desempenho.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MOREIRA, NAYARA DE SOUZA; SILVA, Raimundo Nonato Castro da. ESTIMAÇÃO DA VAZÃO DO RIO ACRE ATRAVÉS DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS ARIMA(P,Q).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30357-ESTIMACAO-DA-VAZAO-DO-RIO-ACRE-ATRAVES-DE-MODELOS-DE-SERIES-TEMPORAIS-ARIMA(PQ). Acesso em: 16/04/2024

Even3 Publicacoes