ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GINCANA DE FRUTAS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GINCANA DE FRUTAS.
Autores
  • Carlos Vitor Moreira Ferreira
  • Cicero Bandeira Lima Filho
  • Clemilson Nogueira Paiva
  • Laine Pâmela De Sousa Lima
  • Lohanne de Farias Paixão Moreira
  • FERNANDA TEIXEIRA BENEVIDES
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Nutrição
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30345-ESTRATEGIA-DE-EDUCACAO-NUTRICIONAL-PARA-ESCOLARES-EM-UMA-ESCOLA-DO-MUNICIPIO-DE-QUIXADACE--RELATO-DE-EXPERIENCIA-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação Nutricional, Escolares, Consumo de frutas
Resumo
A prevalência de obesidade infantil tem aumentado nas últimas décadas. Este aumento pode estar associado a diversos fatores, tais como os fatores genéticos, fisiológicos, e ambientais. As modificações nos hábitos alimentares e estilo de vida estão entre os principais fatores contribuintes para o aumento das taxas de excesso de peso na infância. A grande variedade de produtos industrializados à disposição das crianças, o elevado consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, o baixo consumo de frutas, verduras e legumes são fatores importantes na gênese da obesidade infantil. Nessa perspectiva, torna-se importante realizar ações voltadas a este público, principalmente em ambiente escolar. Entre estas ações destacamos a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A EAN constitui uma estratégia preconizada pelas políticas públicas em alimentação e nutrição, sendo considerada um importante instrumento para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Essas políticas públicas de alimentação e nutrição tem como foco de suas ações alguns espaços, sendo o mais específico a escola. Neste ambiente, onde as crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos. Objetivo: incentivar o consumo de frutas entre os escolares de uma escola pública de Quixadá/CE, através do desenvolvimento de uma atividade educação nutricional intitulada Gincana das frutas. Metodologia: a gincana de frutas foi proposta por três acadêmicos do curso de Nutrição de uma faculdade particular da cidade de Quixadá. Inicialmente os acadêmicos apresentaram-se a turma e em seguida falaram brevemente sobre a pirâmide alimentar, destacando seus grupos. A gincana teve início com a divisão da turma em quatro grupos, sendo definido um representante do grupo para cada rodada. Os representantes da rodada eram vendados com a utilização de uma máscara para que pudessem adivinhar a fruta. As frutas utilizadas foram banana, maçã, uva, goiaba, melão e kiwi. Os participantes usavam os sentidos tato, paladar ou olfato para adivinhar a fruta selecionada que era entregue pelo acadêmico que estava conduzindo a gincana. Após, a adivinhação, retirava-se a máscara e era somado o número de acertos de cada grupo. Resultados e discussão: Com a atividade, constatou-se que a maioria dos escolares apresentava dificuldades de identificar algumas frutas. Estando entre as mais lembradas, de maior consumo e aceitação a banana e a maçã. Nenhum escolar conseguiu adivinhar o kiwi tanto na degustação como no olfato. A equipe que mais obteve pontos foi premiada com uma simbólica cesta contendo frutas, barras de cereal e cookies integrais. Nessa prática observamos que as frutas que tiveram mais acertos foram à goiaba, banana e uva, maçã e melão alguns erraram, mas foram poucos, o kiwi nenhum dos escolares conseguiu acertar por nenhum dos sentidos, podendo-se observar que possivelmente não tinham o hábito de comer essa fruta, por não ser típica da região. Conclusão: A educação nutricional foi bastante produtiva no aspecto acadêmico e vivencia da educação nutricional em escolas. Conclui-se que as atividades de educação nutricional frequentes são necessárias a fim de melhorar a aceitação e incentivar o consumo desses alimentos importantes para a saúde e nutrição na infância.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FERREIRA, Carlos Vitor Moreira et al.. ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GINCANA DE FRUTAS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30345-ESTRATEGIA-DE-EDUCACAO-NUTRICIONAL-PARA-ESCOLARES-EM-UMA-ESCOLA-DO-MUNICIPIO-DE-QUIXADACE--RELATO-DE-EXPERIENCIA-. Acesso em: 23/04/2024

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