GESTÃO ESCOLAR: O ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM BELÉM.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
GESTÃO ESCOLAR: O ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM BELÉM.
Autores
  • ANA VITÓRIA FONSECA DE QUEIROZ
  • Maria Cristina Mendes Gomes
  • maria Edilene da silva de azevedo
  • Hellen Vivianni Veloso Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30285-GESTAO-ESCOLAR--O-ESTUDO-DE-CASO-SOBRE-A-EXECUCAO-DO-PROJETO-POLITICO--PEDAGOGICO-EM-UMA-INSTITUICAO-PUBLICA-EM-BE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Projeto Político-Pedagógico. Escola. Educação.
Resumo
Sabe-se que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui a identidade da escola, além de ser o elemento primordial que indica o seu rumo, sua direção, é através dele que a escola é um espaço onde formam cidadãos críticos, responsáveis, conscientes ativos onde atuarão individual e coletivamente na sociedade, o PPP é produzido coletivamente pela equipe pedagógica, deve retratar a realidade da escola e é essencial que esse documento de identidade institucional seja executado com êxito, é o documento essencial para a escola, que constrói de forma coletiva no qual são expressos objetivos e metas para a busca de uma educação de qualidade futura. Um instrumento que deve refletir a realidade da escola, apresentando as finalidades, concepções e diretrizes, a partir das quais se origina todas as outras ações da escola, tornando-se um norteador da ação pedagógica. O presente trabalho abordara o estudo de caso sobre a execução do projeto político-pedagógico em uma instituição pública em Belém no bairro do Jurunas, encontra-se situado na área da educação, sendo assim o principal objetivo é descrever se de fato a instituição exerce seu projeto político-pedagógico. O método de pesquisa a ser utilizada será o método dedutivo e qualitativo, entretanto irá ser realizada uma entrevista, observação, diário de campo junto aos participantes que compõe a pesquisa que são a equipe pedagógica da instituição de ensino como o gestor, coordenador e professores da escola. Pois será realizada uma entrevista com a mesma para saber como é realizada a execução do PPP da escola, se já participação a comunidade, o tipo de clientela, a missão da escola. Espera-se com a realização desta pesquisa obter informações da concretude, em relação a execução do PPP na instituição pesquisada, sobre a participação e a relação entre a escola, família e comunidade, sobre a missão da instituição, desenvolvimento do aluno e se há recursos pedagógicos, de acordo com o que rege as leis embasadas na educação como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 de Diretrizes e Bases da Educação.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

QUEIROZ, ANA VITÓRIA FONSECA DE et al.. GESTÃO ESCOLAR: O ESTUDO DE CASO SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM BELÉM... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30285-GESTAO-ESCOLAR--O-ESTUDO-DE-CASO-SOBRE-A-EXECUCAO-DO-PROJETO-POLITICO--PEDAGOGICO-EM-UMA-INSTITUICAO-PUBLICA-EM-BE. Acesso em: 20/04/2024

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