O FUTEBOL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
O FUTEBOL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Autores
  • Juciane Garcia Pinho
  • Glaucia Suellen Miranda dos Passos
  • flaviana galvao dos santos
  • Tânia Gabrielly Lobato
  • WENILTON SILVA CAVALCANTE
  • Hellen Vivianni Veloso Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30284-O-FUTEBOL-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-SOCIAL-EM-CRIANCAS-COM-SINDROME-DE-DOWN
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Síndrome de Down. Futebol. Inclusão.
Resumo
O futebol é um esporte de modalidade coletiva, além de ser bastante conhecido por fazer parte da nossa cultura, é um esporte que possibilita a interação e a socialização entre os indivíduos envolvidos. As crianças com síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento e diversos problemas de saúde, como cardiopatia congênita em 40% dos casos, hipotonia em 100% dos casos, problemasrespiratórias, obesidade e envelhecimento precoce, e esses problemas consequentemente interferem em suas interações e socializações constatou-se que o esporte como atividade física ajuda no desenvolvimento dessas pessoas nos aspectos: social, motor, cognitivo, comportamental e ainda auxilia na aprendizagem. Trabalhar esse esporte com essas crianças visa também à inclusão e vai de encontro com a posição adotada por vários pesquisadores que defendem como objetivos principais da inclusão, a melhoria da qualidade do relacionamento e a promoção de atitudes de compreensão e aceitação das diferenças, esta pesquisa foi realizada a partir da necessidade de ajudar essas crianças através desse esporte nas suas relações de interação e socialização visto que, as mesmas apresentam muitas dificuldades nesses aspectos. O presente projeto tem como objetivo aplicar a modalidade desportiva do futebol como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento social de crianças com síndrome de Down. A pesquisa será consolidada a partir de dados qualitativos, administração dos jogos realizados com crianças de 07 a 09 anos. Espera-se que a aplicação do jogo proporcione não só a socialização e a interação, mas também a aquisição de outros conhecimentos por exemplo cores, ter disciplina, saber esperar, conhecer as regras, ou seja, avaliando os efeitos do futebol para o desenvolvimento psicossocial dessas crianças. Serão coletados dados do antes e após a aplicação da modalidade. Após a implantação da pesquisa, a mesma será sugerida como ferramenta pedagógica em que o profissional da educação utilizará a mesma para suas atividades extraclasse, por meio da pesquisa em lócus, entrelaçando entrevista aberta para o profissional que desenvolve esse trabalho, será possível relacionar a importância do esporte como motivador para aprimorar os sentidos nas crianças com síndrome de Down. A fim de proporcionar caminhos para a inclusão social dessas crianças a partir dessa modalidade esportiva.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PINHO, Juciane Garcia et al.. O FUTEBOL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30284-O-FUTEBOL-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-SOCIAL-EM-CRIANCAS-COM-SINDROME-DE-DOWN. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes