APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Glaycianne Nunes Carioca
  • Carine Sousa Dos Santos Domingos
  • KÁCIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
  • Izabelita Maria Pitombeira da Silva
  • Bianca Feitosa Holanda
  • Neyliane Sales Chaves Onofre
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30274-APLICABILIDADE-DE-METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-APRENDIZAGEM-NO-AMBIENTE-ESCOLAR--RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ensino, Aprendizagem, Fisioterapia
Resumo
Na escola ocorrem os primeiros contatos das crianças com a compreensão de saúde, sendo um lugar decisivo para a construção e solidificação de conhecimentos, habilidades e destrezas para o autocuidado e a prevenção das condutas de risco, caracterizando- se como um terreno fértil para propostas, estratégias e ações que envolvam promoção de saúde. Os métodos de aprendizagem ativa ancoram-se na pedagogia crítica e tem como proposta a atividade escolar pautada na realidade social, na qual se analisam os problemas e seus fatores determinantes e estrutura-se uma atuação. A relevância desse trabalho foi desenvolver uma consciência crítica dos alunos e estimular o seu papel como agente transformador da sociedade na qual está inserido. Para tanto, o objetivo deste estudo foi apresentar um relato da experiência vivida por acadêmicos do curso de Fisioterapia e Psicologia, como promotores de saúde no ambiente escolar, através da aplicação de metodologias ativas. Desta forma, este estudo possui abordagem qualitativa, com corte longitudinal e é do tipo relato de experiência. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Fortaleza, Ceará. As práticas educativas em saúde foram apresentadas aos escolares por meio de palestras educativas e dinâmicas elaboradas pelos acadêmicos e realizadas semanalmente no período entre os dias 09 de outubro e 20 de novembro de 2015. Este estudo respeitou os preceitos éticos da Resolução nº 466?/12 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das Normas de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Durante o período descrito foram desenvolvidas diversas atividades com caráter predominante de educação em saúde tanto ao nível físico, psicológico e social das crianças, para isso utilizou- se de ferramentas metodológicas com base na problematização através do lúdico em gravuras para confecção de slides e cartazes, a criatividade e diversidade para a construção de dinâmicas, peças teatrais, paródias e jogos, além da entrega de informativos em forma de panfletos. Acerca dos temas abordados destaca-se que foram escolhidas diante da necessidade exposta pelos professores da instituição de ensino e envolveu higiene pessoal e ambiental, postura corporal, alongamento, acessibilidade, hiperatividade e estresse, puberdade e gravidez na adolescência, autoestima, respeito mútuo, drogas, contraceptivos e DST’s. Cerca de 150 crianças foram alcançadas com as atividades aplicadas nessa escola. As ações descritas contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos escolares como responsáveis pelo seu próprio estado de saúde e dos demais da comunidade inserida, além da sua formação social. Notou- se bastante envolvimento das crianças com os acadêmicos e entusiasmo com os assuntos apresentados. Quanto aos acadêmicos inseridos na experiência foi perceptível que as metodologias ativas usadas na elaboração das ações aplicada na disciplina, aliaram à prática contribuindo para formação acadêmica e profissional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARIOCA, Glaycianne Nunes et al.. APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30274-APLICABILIDADE-DE-METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-APRENDIZAGEM-NO-AMBIENTE-ESCOLAR--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/03/2024

Even3 Publicacoes