OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EJA: REFLEXOS NAS AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL VIVENCIADAS POR EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EJA: REFLEXOS NAS AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL VIVENCIADAS POR EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM
Autores
  • Evaldo Rodrigues
  • Doracy Moraes de souza
  • ANDREA MIRANDA QUARESMA
  • Nadja Núbia Cristo de Melo
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30258-OS-RECURSOS-PEDAGOGICOS-NA-EJA--REFLEXOS-NAS-ACOES-DE-ASSESSORAMENTO-ACOMPANHAMENTO-AVALIACAO-E-FORMACAO-CONTINU
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos. Educação Especial. Assessoramento. Avaliação. Formação Continuada. Recursos Pedagógicos.
Resumo
O presente trabalho versa sobre a relação entre o uso dos diversos recursos pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com as ações de formação, acompanhamento e assessoramento da Educação Especial e sua realizadas no ano de 2014 junto a professores regentes e das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMS) do período noturno pela Equipe Técnica do Núcleo de Inclusão para a Infância e Educação de Jovens e Adultos (NIEJA), mais especificamente da EJA, o qual pertence ao Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE) da Rede Municipal de Ensino de Belém (RMEB). Como questão norteadora o trabalho procurou verificar como são refletidas nas salas de aulas das escolas do noturno as ações de assessoramento, acompanhamento, avaliação e formação continuada desenvolvidas pelos técnicos do NIEJA junto aos profissionais da EJA. Os objetivos das ações desenvolvidas foram traçados no sentido de: a) Analisar as ações de assessoramento, acompanhamento, avaliação e formação continuada às Unidades escolares da Rede Municipal de Educação (RME) de Belém com modalidade EJA; b) Acompanhar e avaliar as ações voltadas ao público da educação especial – modalidade EJA, c) intervir na realidade escolar para adaptação de recursos pedagógicoscom vistas a garantir a interação dos professores da classe regular diante dos projetos e programas da RME de Belém. O referencial teórico utilizado para sustentar esse trabalho Alves (2010), Freire (1986, 1997), Santos (2003), Belém (2014) e Carvalho (2004) e Montoan (2009). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e quantitativa por via de um estudo analítico-descritivo, e a utilização da técnica da observação baseada em Bogdan e Biklen (1994) que apontam características como: O ambiente natural (escola); a descrição indutiva no processo para registros e transcrição por meio de recolha de dados como coisas, pessoas, atividades e interrelações que os sujeitos estabelecem com o meio; e por fim, a importância dada ao significado dos dados em diferentes perspectivas. A análise documental foi usada também para buscar a reconstituição dos fatos ocorridos no trabalho da EJA sustentados em Ludke e André (1986) para complementar as informações obtidas para desvelar aspectos novos. Dentre os resultados alcançados os dados demonstram que no ano de 2015 a equipe de EJA do CRIE realizou 175 assessoramentos às Unidades escolares, receberam como demanda 179 jovens e adultos encaminhados, sendo 94 avaliados e 85 em processo de avaliação. Que para os profissionais das escolas do noturno são muito importantes ao consistirem em orientações a coordenadores, professores, estagiários, familiares, acompanhamento pedagógico (seguidos, quando necessário, de encaminhamentos aos Programas do CRIE) para às alunos com deficiência ou com suspeita de deficiência encaminhadas para atendimento neste CRIE, por meio de instrumento próprio de encaminhamento. Além dessas ações foram realizadas 15 formações continuadas atingindo 90 profissionais da educação, 8 técnicos do NIEJA, 17 formadores com abordagem das seguintes temáticas: Educação Inclusiva , Direitos da pessoa com deficiência e avaliação psicopedagógica, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, Distúrbios da linguagem oral, deficiência auditiva, a deficiência visual e sistema Braille, Deficiências Física e Múltiplas e Desenvolvimento Humano e Deficiências. Por fim, ressaltamos que apesar da boa participação de professores regentes e coordenadores pedagógicos das escolas com EJA nas ações de acompanhamento, assessoramento, avaliação e formação promovidas pelo NIEJA, as mesmas devem ser ampliadas com maior participação de professores e coordenadores pedagógicos de todos os distritos, pois torna-se necessário alcançarmos as escolas que não participaram dessas ações afim de promover a inclusão em todos os aspectos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

RODRIGUES, Evaldo et al.. OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EJA: REFLEXOS NAS AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL VIVENCIADAS POR EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30258-OS-RECURSOS-PEDAGOGICOS-NA-EJA--REFLEXOS-NAS-ACOES-DE-ASSESSORAMENTO-ACOMPANHAMENTO-AVALIACAO-E-FORMACAO-CONTINU. Acesso em: 26/04/2024

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