MOTIVAÇÃO: MEDIÇÃO DO GRAU DE MOTIVAÇÃO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO ESTADUAL DE GESTÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO PARÁ BASEADO NAS TEORIAS DE MASLOW E ADELFER.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

DOI
10.29327/13455.7-18
Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
MOTIVAÇÃO: MEDIÇÃO DO GRAU DE MOTIVAÇÃO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO ESTADUAL DE GESTÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO PARÁ BASEADO NAS TEORIAS DE MASLOW E ADELFER.
Autores
  • JOSÉ REINALDO FERREIRA CARVALHO
  • Heriberto Wagner Amanajás Pena
  • Rabib carvalho Casseb junior
Modalidade
Artigo
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30225-MOTIVACAO--MEDICAO-DO-GRAU-DE-MOTIVACAO-EM-UM-ORGAO-PUBLICO-ESTADUAL-DE-GESTAO-AMBIENTAL-DO-ESTADO-DO-PARA-BASEADO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Motivação. Maslow. Alderfer.
Resumo
O objetivo deste artigo foi estudar a motivação humana tomando por base as teorias desenvolvidas por Maslow e Adelfer, visando compreender a influencia dos fatores motivacionais propostos pelas teorias no comportamento humano no ambiente de trabalho. Em termos metodológicos este artigo foi desenvolvido baseado em revisão bibliográfica de autores que possuem contribuições no assunto pesquisado e em termos práticos foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo com aplicação de 50 questionários, contendo 16 perguntas a funcionários de um órgão público estadual de gestão ambiental do estado do Pará. Com isso, concluiu-se que através das teorias estudadas e da pesquisa realizada ficou evidente que 1. Introdução Fazer uma breve introdução da transição da teoria clássica para a teoria das relações humanas.... Com o advento da Teoria das Relações Humanas a ênfase na tarefa e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Neste período surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social (CHIAVENATO, 1999). A teoria das relações humanas constatou-se que as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes, background cultural diferente, formação profissional diferente, enfim uma história de vida diferente que condiciona suas motivações. Lidar com esta diferença é a arte e a magia do gestor. (VERGARA; 2007, p 43). Desta fora, um dos maiores desafios dos gestores é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem-sucedidas por meio do seu trabalho. Sendo assim, o conhecimento da motivação humana é indispensável para que o administrador possa realmente contar com a colaboração irrestrita das pessoas (CHIAVENATO, 2004). O desenvolvimento do presente artigo foi realizado a luz das teorias de Maslow e Alderfer, uma vez que estes estudos até hoje tem contribuído significativamente para entender o comportamento humano no ambiente de trabalho e fornecer subsídios para a tomada de decisão nas organizações. Desta feita, é importante que a organização perceba como está o nível de motivação de seus colaboradores, buscando adotar novas práticas motivacionais para que estes sintam-se satisfeitos no ambiente de trabalho e consequentemente mais motivados e produtivos no ponto de vista organizacional. O presente artigo pretendeu apontar através de uma pesquisa bibliográfica e de campo com a plicação de questionário, qual a relação dos fatores motivacionais identificados pelas teorias de Maslow e Alderfer para a satisfação individual no ambiente de trabalho de um órgão público estadual de gestão ambiental no estado do Pará.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARVALHO, JOSÉ REINALDO FERREIRA; PENA, Heriberto Wagner Amanajás; JUNIOR, Rabib carvalho Casseb. MOTIVAÇÃO: MEDIÇÃO DO GRAU DE MOTIVAÇÃO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO ESTADUAL DE GESTÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO PARÁ BASEADO NAS TEORIAS DE MASLOW E ADELFER... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30225-MOTIVACAO--MEDICAO-DO-GRAU-DE-MOTIVACAO-EM-UM-ORGAO-PUBLICO-ESTADUAL-DE-GESTAO-AMBIENTAL-DO-ESTADO-DO-PARA-BASEADO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes