METODOLOGIA LÚDICA EM MATEMÁTICA NA PRATICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
METODOLOGIA LÚDICA EM MATEMÁTICA NA PRATICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Autores
  • Vinicius Dutra Bezerra
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30204-METODOLOGIA-LUDICA-EM-MATEMATICA-NA-PRATICA-PARA-MELHORIA-DA-APRENDIZAGEM-NA-EDUCACAO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Metodologia; Lúdico; Educação; Matemática; Melhorias.
Resumo
INTRODUÇÃO: Preocupando-se com a educação Brasileira e com a forma de lecionar a disciplina de matemática bem como a forma de incentivo para as áreas de exatas e proporcionando um melhor aproveitamento educacional, este trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, foram observadas por um período de tempo crianças de faixas etárias diferentes praticando as atividades lúdicas no âmbito de melhorias de seus conhecimentos em matemática. Os alunos entrevistados durante o período de atividades relataram que sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estudá-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico uma maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo. O lúdico como forma de metodologia no ensino e na aprendizagem pode ser um meio de desenvolvimento da criança em vários aspectos, e não só no cognitivo. Quando as crianças participam de atividades diferentes das diárias em sala de aula, demonstram prazer e alegria em aprender. Elas têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. E a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a brincadeira com a aprendizagem escolar. Neste sentido o presente estudo pretende demonstrar de que forma o lúdico pode ser usado como metodologia na pratica docente em matemática e contribuir para melhoria dos métodos aplicados. CONCLUSÃO: De acordo com o método lúdico observamos que a forma de ensino na disciplina de matemática requer uma atenção maior. As atividades práticas de interação e brincadeiras no auxílio de aprendizagem resulta em um melhor aproveitamento de conhecimentos, visto que a forma de ensino fora do contexto "sala de aula e quadro" aflora a concentração, e cognições. Essa ferramenta pedagógica pode ser um grande avanço na melhora da metodologia de ensino e da aprendizagem dos alunos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BEZERRA, Vinicius Dutra. METODOLOGIA LÚDICA EM MATEMÁTICA NA PRATICA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30204-METODOLOGIA-LUDICA-EM-MATEMATICA-NA-PRATICA-PARA-MELHORIA-DA-APRENDIZAGEM-NA-EDUCACAO. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes