A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA ERP PARA AUXILIAR O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO PREDIAL NA EMPRESA PAPEIS BRASIL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA ERP PARA AUXILIAR O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO PREDIAL NA EMPRESA PAPEIS BRASIL
Autores
  • Danillo Roberto Tavares Serpa de Almeida
  • ANA KARINA MARQUES DA CUNHA LESSA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30199-A-UTILIZACAO-DE-UM-SISTEMA-ERP-PARA-AUXILIAR-O-PLANEJAMENTO-E-CONTROLE-DA-MANUTENCAO-PREDIAL-NA-EMPRESA-PAPEIS-BRA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Manutenção predial, Planejamento da Manutenção, ERP.
Resumo
Com o desenvolvimento das grandes empresas verificou-se a necessidade de maior participação de um setor para manter a infraestrutura predial do parque fabril da empresa Papeis Brasil de acordo como seus padrões originais. Assim foi implantado o setor de manutenção predial, que de acordo com Lessa e Souza (2010), compreende as atividades em quaisquer tipos de edificação, seja residencial, comercial ou industrial, proporcionando o bom desenvolvimento e vida útil dessas edificações. No setor de infraestrutura, as solicitações de manutenção passaram a ser muito frequentes, fazendo necessário procurar um recurso para fazer o gerenciamento destas. E para assegurar que o setor de manutenção predial fizesse a conservação das edificações e do espaço fabril em geral com agilidade e qualidade, foi considerada pela indústria analisada a implantação do sistema ERP SAP (módulo PM), que é bastante utilizado em grandes indústrias, auxiliando os usuários em seus vários processos administrativos, inclusive de gestão da manutenção. Segundo Viana (2013), o planejamento e controle da manutenção (PCM) é uma atividade que exige bastante recursos para que seja feita da maneira correta e com o controle adequado.. Quando se tem o auxílio de um software de manutenção, tem-se uma ferramenta bastante poderosa, que pode e deve ser utilizada a favor do planejador. Portanto, este artigo descreve o processo de implantação e utilização do sistema ERP SAP (módulo PM) na empresa Papeis Brasil, e analisa os seus benefícios. Este estudo foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica, e pesquisa com planejadores da empresa Papeis Brasil envolvidos com a utilização do módulo PM do ERP SAP na manutenção, caracterizando também pesquisa de campo. A situação da equipe de manutenção Antes da implantação do sistema, na equipe de manutenção não havia um método correto e organizado para que se fizesse a solicitação de serviços de manutenção nem a aquisição de materiais para a execução desses serviços, onde as solicitações eram feitas por telefone ou e-mail, dando uma abertura grande para que algumas delas fossem esquecidas pelo planejador, ou mesmo que não tivesse sido comprado o material adequado ao atendimento eficaz dessa demanda, fazendo com que houvesse o retrabalho na maioria das vezes. Também haviam problemas com a alocação de custos em locais indevidos, gerando um grande problema para os planejadores que precisavam reajustar os locais de instalação em que foram feitos os serviços para que os indicadores de manutenção fossem coerentes com a realidade. Após a implantação e utilização do sistema ERP SAP módulo PM na empresa Papeis Brasil foi verificado que houve o aumento da produtividade do setor de manutenção predial e maior precisão no planejamento e controle da manutenção realizado no parque industrial. Como benefícios houve uma grande melhoria na execução das atividades de manutenção predial, envolvendo: Diminuição do retrabalho; Aumento da eficácia e eficiência na execução do planejamento da manutenção predial; Padronização de processos administrativos e materiais de manutenção; Eliminação de erros na alocação de custos de manutenção; Maior precisão na geração de indicadores de custos, manutenção e produtividade; Possibilidade de outras unidades (escritórios comerciais) fazer a solicitação de manutenção utilizando o ERP; Diminuição dos custos de manutenção e aumento da produtividade da manutenção predial; Geração de indicadores, permitindo avaliações dos gastos com pessoas, material, horas trabalhadas por serviço e produtividade da equipe de manutenção predial; e Diminuição de gargalos nos processos administrativos e operacionais. REFERÊNCIAS LESSA, Ana; SOUZA, Herbert. Gestão da manutenção predial: uma aplicação prática. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2010. VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Planejamento e controle da manutenção. 5ª ed. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2013.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALMEIDA, Danillo Roberto Tavares Serpa de; LESSA, ANA KARINA MARQUES DA CUNHA. A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA ERP PARA AUXILIAR O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO PREDIAL NA EMPRESA PAPEIS BRASIL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30199-A-UTILIZACAO-DE-UM-SISTEMA-ERP-PARA-AUXILIAR-O-PLANEJAMENTO-E-CONTROLE-DA-MANUTENCAO-PREDIAL-NA-EMPRESA-PAPEIS-BRA. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes