AS COLUNAS SOCIAIS DOS JORNAIS IMPRESSOS E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS LEITORES

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
AS COLUNAS SOCIAIS DOS JORNAIS IMPRESSOS E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS LEITORES
Autores
  • Luciano da Silva Nogueira
  • LILIANA RODRIGUES DA SILVA
  • Rayanne Azevedo de Souza
  • Matheus Aquino
Modalidade
Artigo
Área temática
Jornalismo
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30186-AS-COLUNAS-SOCIAIS-DOS-JORNAIS-IMPRESSOS-E-SUA-INFLUENCIA-NA-VIDA-DOS-LEITORES
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Influência; Colunas Sociais; Jornais Impressos.
Resumo
O presente artigo visa debater a influência das colunas sociais dos jornais locais e como esse tipo de informação atua na vida dos leitores. A partir disso, levantamos uma discussão sobre o porquê do veículo optar pela inserção desse tipo de informação nas publicações diárias. Sabe-se que as colunas sociais instigam a curiosidade dos receptores, mas que nem sempre é consumido por todos que leem os jornais impressos, portanto, a proposta deste artigo é também investigar como os consumidores recebem este tipo de notícia e se esse tipo de informação agrega algum valor intelectual, além de avaliar como age o senso crítico individual. Por sua vez, as Colunas Sociais dos jornais impressos tem como foco, muitas vezes, expor outra realidade aos seus leitores - a dos bastidores da sociedade. Por isso usam-se, geralmente, informações de acontecimentos e fatos sobre a vida de artistas, famosos, celebridades de diversos segmentos ou pessoas consideradas ícones em alguma área, pois a visão que o público tem sobre essas pessoas é de uma vida totalmente fora dos padrões considerados comuns. Logo, o objetivo deste artigo está em pesquisar e avaliar se este tipo de informação tão explorada nos jornais impressos realmente influencia na vida pessoal dos leitores, ou se contribui para o conhecimento empírico, podendo até mesmo ajudar nas relações interpessoais. A verdadeira problemática encontra-se quando nos perguntamos se esse conteúdo acaba se tornando sensacionalista. Colunas sociais podem influenciar a quem está lendo? E quem será o público que consome essas informações? Para embasar essa afirmação foram utilizados vários livros que contam a história do Jornalismo e também teses de mestrado e doutorado de outros autores, que contam um pouco mais sobre o jornalismo de colunas. Também foi realizada uma pesquisa, em uma plataforma online, que nos ajudasse a entender como o público se sente frente a este tipo de informação. Os métodos utilizados para a composição deste artigo foi o Método Observacional e o Método Funcionalista.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NOGUEIRA, Luciano da Silva et al.. AS COLUNAS SOCIAIS DOS JORNAIS IMPRESSOS E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS LEITORES.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30186-AS-COLUNAS-SOCIAIS-DOS-JORNAIS-IMPRESSOS-E-SUA-INFLUENCIA-NA-VIDA-DOS-LEITORES. Acesso em: 27/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes