UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INFANTIS DE BELÉM DO PARÁ: TRABALHANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS INFANTIS EM BELÉM DO PARÁ.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INFANTIS DE BELÉM DO PARÁ: TRABALHANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS INFANTIS EM BELÉM DO PARÁ.
Autores
  • Marcilene Tourão Barbosa
  • Maria Leidiane Tavares Pereira
  • Andre Luiz Silva Da Silva
Modalidade
Artigo
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30172-UMA-ANALISE-SOBRE-A-IMPORTANCIA-DA-EDUCACAO-AMBIENTAL-NAS-ESCOLAS-INFANTIS-DE-BELEM-DO-PARA--TRABALHANDO-A-IMPORTA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Plantio de Hortaliça. Educação Ambiental. Escola infantil.
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como questão central levar informação sobre o plantio de sementes hortaliças em escolas no município de Belém do Pará, com objetivo promover mudanças de valores, hábitos e mudanças de atitudes com plantio da horta e por meio da educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e colaboradores da escola, conhecendo o meio ambiente em que vive. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, discentes, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito. Os benefícios deste trabalho são de grande importância para a educação ambiental. O trabalho fará uma abordagem qualitativa quanto à relação do homem e a natureza, pois trabalhar a natureza e seus benefícios para o ser humano na educação infantil será importante para o futuro desses discentes, já que esse período é base para a formação de cidadãos críticos e comprometidos na sociedade em que vive. O interesse deste projeto é levar as escolas de educação infantil à conscientização da importância de por em prática o plantio de sementes hortaliças, pois serve como estimulo aos conhecimentos dos alunos sobre alimento vindo da horta, sendo que através deste projeto os estudantes compreendem que alimentos vindo de hortas são alimentos saudáveis. A metodologia utilizada para a realização do projeto foi pesquisa bibliográfica sobre a importância do plantio de sementes hortaliças e a coleta de dados em uma escola na rede pública e outra na rede privada. A pesquisa surgiu a partir da inquietação em saber como os professores das escolas de educação infantil utilizam essa prática do plantio de hortaliças em suas instituições. Esta pesquisa tem como perspectiva de resultado a reflexão sobre a importância do plantio de hortaliça nas escolas para a saúde dos estudantes, profissionais da escola e da comunidade entorno, levando em considerações os benefícios que a natureza oferece. Além disso, com simples prática no dia a dia adquirida na escola levará um desenvolvimento da educação ambiental, assim favorecendo o planeta.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARBOSA, Marcilene Tourão; PEREIRA, Maria Leidiane Tavares; SILVA, Andre Luiz Da. UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS INFANTIS DE BELÉM DO PARÁ: TRABALHANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS INFANTIS EM BELÉM DO PARÁ... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30172-UMA-ANALISE-SOBRE-A-IMPORTANCIA-DA-EDUCACAO-AMBIENTAL-NAS-ESCOLAS-INFANTIS-DE-BELEM-DO-PARA--TRABALHANDO-A-IMPORTA. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes