UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AS COMPETÊNCIAS ABORDADAS NAS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTÁBIL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AS COMPETÊNCIAS ABORDADAS NAS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTÁBIL
Autores
  • Ana Rosa Gomes Cunha
  • ANGELICA DA TRINDADE HENRIQUE
  • Maria Vanessa de Souza
  • Alex de Oliveira Serafim
  • NATHALLY RANNIELLY MENDONÇA DA PAZ MONTEIRO
Modalidade
Artigo
Área temática
Ciências Contábeis
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30158-UM-ESTUDO-SOBRE-A-PERCEPCAO-DOS-ALUNOS-DE-CIENCIAS-CONTABEIS-QUANTO-AS-COMPETENCIAS-ABORDADAS-NAS-DISCIPLINAS-DE-L
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ensino, prática contábil, Ciências Contábeis.
Resumo
O constante crescimento da importância do conhecimento e a valorização do capital intelectual aliados às constantes evoluções do mercado, exigem cada vez mais profissionais capacitados e aptos a executarem suas funções de forma que assegurem às organizações a eficácia e eficiência. A lei nº 9.394/96 esclarece que as Instituições de Ensino Superior – IES, têm por objetivo a formação de diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, e estes devem estar aptos para a inserção nos setores profissionais, bem como, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim, faz-se necessário que as IES repensem, reestruturem e revitalizem seus programas de preparo profissional, usando mecanismos que preparem o egresso para a boa execução da sua profissão. Os constantes movimentos de urbanização e industrialização possibilitaram o processo de evolução da profissão contábil, de forma que a mesma deu um grande salto, e o profissional da contabilidade passou a ganhar cada vez mais importância no mundo corporativo, haja vista que os negócios ganham cada vez mais complexidade, exigindo competências específicas deste profissional. Surge, então, a seguinte indagação: Será que as competências abordadas nas disciplinas de laboratório do UNIFAVIP têm suprindo a necessidade dos discentes, quanto a prática contábil? Assim, esta pesquisa apresenta-se apreciável, uma vez que os cursos de bacharelado em Ciêncas Contábeis necessitam de um aporte maior de experiência para seus alunos. Assim a realização deste estudo se justifica, pois servirá de suporte para a análise sobre como a IES se encontra quanto o acompanhando da preparação prática dos seus dicentes. Com isso, foi estabelecido como objetivo deste estudo verificar se as disciplinas de laboratório desenvolvida pelo curso de Ciências Contábeis do UNIFAVIP está suprindo seus discentes quanto as competências necessárias a prática contábil. Para a consecusão deste objetivo, foi aplicado um questionário com os alunos que frequentam a disciplina Laboratório de Práticas do curso de Ciências Contábeis e com os dados dessa pesquisa realizou-se uma análise de correlação e uma estimação por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) para verificar a relação entre as variáveis, além da estatística descritiva dos dados. Pôde-se perceber a partir da matriz de correlação que as variáveis são correlacionadas de forma positiva. Pelo testo F e pelo teste de Wald rejeitamos a hipótese de que todos os coeficientes são estatisticamente iguais a zero a 1% de significância. Para identificar a existência de multicolienaridade utilizamos o Fator de Inflação da Variância (VIF) e o TOL que é o inverso do VIF: 1/VIF, onde na média o modelo não apresenta multicolinearidade. Para identificar se havia o problema da heterocedasticidade realizou-se o teste Breusch-Pagan/Cook-Weisberg, onde não se rejeita a hipótese de homocedasticidade, ou seja, não há problema de heterocedasticidade. Com 81 observações, o teste F (( 14, 66) = 13.58) e a soma dos quadrados dos resíduos (42.16) indicam que o modelo está bem ajustado. Quando observado o coeficiente de determinação (R2) ele mostra que aproximadamente 74,23% da variação da variável dependente é explicada pelas variáveis independentes do modelo, pelo R2 ajustado esse percentual é de 68,76%. Rejeita-se a 1% de significância que as questões a2, a4 e a5 não explicam a variação na variável dependente, o mesmo ocorre para as variáveis a9 e a10, só que a 10% e a 5%, respectivamente, ou seja, essas questões são importantes fatores na determinação da percepção dos alunos sobre o fato de que assuntos abordados pelas disciplinas de laboratório de práticas no curso de Ciências Contábeis, oferecido pela instituição, são adequados para atender as atuais exigências do mercado de trabalho no qual o aluno atua. Todas as análises foram realizadas pelo programa estatístico stata.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CUNHA, Ana Rosa Gomes et al.. UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AS COMPETÊNCIAS ABORDADAS NAS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE PRÁTICA CONTÁBIL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30158-UM-ESTUDO-SOBRE-A-PERCEPCAO-DOS-ALUNOS-DE-CIENCIAS-CONTABEIS-QUANTO-AS-COMPETENCIAS-ABORDADAS-NAS-DISCIPLINAS-DE-L. Acesso em: 25/04/2024

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