INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NO RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NO RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
  • Daniel Dos Santos Sobral Filho
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação Física
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30147-INFLUENCIA-DA-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-DEFICIENTES-VISUAIS-EM-PROGRAMAS-DE-ATIVIDADE-FISICA-NO-RENDIMENTO-ESCOLAR--UMA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Criança, deficiência visual, atividade física, rendimento escolar
Resumo
Introdução: A visão é um dos cinco sentidos essenciais, que tem um importante papel na vida do ser humano. Através da percepção visual, podemos examinar estímulos, desde os primeiros anos de vida, sejam eles pela luz, ou pelas cores, e através disso surgem motivações que podem despertar a convivência com a sociedade. Entretanto, algumas pessoas, inclusive na infância, não possuem esse tipo de percepção visual, seja por meio de alguma patologia congênita ou obtida durante sua vida. Isso afeta a qualidade de vida, visto que, por fatores psicomotores, a criança é propensa a querer descobrir o mundo, coisas novas, e a todo momento querer saber mais. Com a ausência de visão, a criança deficiente deixa de praticar atividades que crianças saudáveis fazem, como por exemplo recreações ou atividades físicas. Alguns estudos já demonstraram que a prática constante de exercícios pode melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas, uma vez que ela auxilia no fortalecimento muscular, perda de peso, humor, coordenação motora, entre outros. Objetivo: Apresentar uma revisão bibliográfica sobre a influência da prática da atividade física no aprimoramento do desempenho escolar de crianças deficientes visuais. Metodologia: Foram utilizadas as bases de dados SciElo e Pubmed/MEDLINE. As palavras chaves utilizadas foram pesquisadas em inglês e português: criança, deficiência visual, atividade física, rendimento escolar. Como critérios de inclusão foram consideradas crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 14 anos, diagnosticadas com deficiência visual grave, congênita ou não, e ensaios clínicos e estudos de casos que demonstrassem a eficácia de atividades físicas no desempenho escolar destes sujeitos. Foram excluídos artigos que não atendessem aos critérios de inclusão ou que fossem diferentes do tema proposto. Desenvolvimento: Foram encontrados no total 32 artigos, sendo que 29 foram excluídos, restando 3 incluídos nesta revisão. De acordo com os estudos incluídos, foi visto que várias atividades foram feitas em crianças com e sem deficiência visual, e que as crianças deficientes apresentaram menor desempenho em testes que observavam sua aptidão motora e suas habilidades de locomoção. Para as crianças sem deficiência visual, os testes concluíram que suas habilidades eram bem melhores comparadas aos deficientes, entretanto, nenhum deles associou a prática de atividades ao desenvolvimento e rendimento escolar. Considerações Finais: Pode-se observar que os autores enfatizaram bem que o uso de atividades físicas em crianças não deficientes se mostrou superior, e que promover a prática física em crianças deficientes visuais pode ajudar em suas habilidades motoras e físicas. Entretanto, o presente trabalho se mostrou inconclusivo quanto à influência positiva da atividade física na melhora do rendimento escolar de crianças deficientes visuais, pela falta de rigor metodológico dos artigos encontrados e pela escassez de estudos sobre o tema. Serão necessárias novas pesquisas, para constatar de uma forma tangível como a influência de atividades físicas pode ajudar crianças deficientes visuais a ter um melhor rendimento em atividades escolares.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FILHO, Daniel Dos Santos Sobral. INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NO RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30147-INFLUENCIA-DA-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-DEFICIENTES-VISUAIS-EM-PROGRAMAS-DE-ATIVIDADE-FISICA-NO-RENDIMENTO-ESCOLAR--UMA. Acesso em: 20/04/2024

Even3 Publicacoes