ESTUDO DE CASO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE DE ENSINO MUNICIPAL DE BELÉM DO PARÁ NO ANO DE 2015: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DE HISTÓRIA E DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
ESTUDO DE CASO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE DE ENSINO MUNICIPAL DE BELÉM DO PARÁ NO ANO DE 2015: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DE HISTÓRIA E DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores
  • Lucidea de Oliveira Santos
  • Ana Amélia Arias Corrêa
  • ANA SYLVIA VALENTE COLINO
  • Catarina Maria Libonati Galucio
  • Hellen Vivianni Veloso Corrêa
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30133-ESTUDO-DE-CASO-EDUCACIONAL-EM-UMA-UNIDADE-DE-ENSINO-MUNICIPAL-DE-BELEM-DO-PARA-NO-ANO-DE-2015--O-DESENVOLVIMENTO-C
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Estudos de caso. Ensino Fundamental. Anos iniciais. História. Arte.
Resumo
A principal questão levantada no início do semestre foi: como seriam desenvolvidos em uma escola pública os ensinos de história e de arte para os anos iniciais do ensino fundamental? Que referências embasariam e seriam utilizadas? Os PCNs, as Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação ou a escola optava por outras vias ao compor e implementar o ensino desses componentes curriculares aos seus alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Esses questionamentos conduziram a atividade de pesquisa realizada no segundo semestre de 2015 pelos alunos do 2º período do curso de Pedagogia da DeVry Faci. Tratou-se da principal atividade proposta pelo Projeto integrador dedicado à turma. Por meio dele foi possível envolver as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento, Políticas Públicas da Educação, Arte e Educação, Língua Portuguesa e Saúde e Educação. Pois, para responder as questões apresentadas, cada disciplina buscou auxiliar na forma de investigar a escola selecionada ao estudo. A condução dos estudos e pesquisas ocorreram na disciplina Estudos de Caso em História, Artes e Cultura por ser a organizadora da orientação e das etapas de consecução das diferentes fases do trabalho. A proposta foi apresentada e discutida com a classe em agosto, momento este de estudos sobre a proposta metodológica de Estudo de Caso Educacional conforme Marli André, 2001. Em setembro iniciou-se a pesquisa de campo cujos resultados finais foram expostos de dezembro de 2015. Os principais objetivos eram investigar e compreender as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de história e de arte para os anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Para este intento a turma: levantou documentação correlata ao estudo; levantou informações junto à secretaria municipal de educação; buscou analisar o fazer dos professores sobre o desenvolvimento curricular de história e arte; e finalmente analisar os resultados para compreensão dos desafios de ensinar história e arte numa perspectiva cultural. A pesquisa tornou-se relevante em função da necessidade de a turma experimentar uma atividade integrada associada a um estudo de iniciação científica. Deste modo, as alunas, instrumentalizadas pelas disciplinas do semestre, entraram em contato com um sistema de ensino municipal e investigaram uma prática pedagógica relacionada ao ensino da história e ao ensino de arte, tendo como referências as diretrizes nacionais e municipais sobre organização do currículo para as áreas em questão. As alunas, em conjunto, iniciam sua primeira experiência de pesquisa educacional por meio da abordagem de estudo de caso para analisar práticas pedagógicas voltados aos estudos e experiências culturais. A turma vivenciou as seguintes etapas: passou por uma fundamentação teórica e metodológica sobre estudo de caso visando experiência em nível de pesquisa em iniciação científica. Estudaram notas técnicas da ABNT correlatas aos produtos. Prepararam um plano de pesquisa e produziram instrumento de coleta de dados. Realizaram a coleta de dados primários e secundários, em seguida processam os dados, escreveram um relatório. Após a coleta discutiram e observam um hibridismo de práticas relacionadas ao desenvolvimento do ensino de história e do ensino de arte. Os sujeitos da escola adotavam, sobremaneira, as orientações recebidas da secretaria municipal de educação e naquele período implementaram o projeto Belém rumo aos 400 anos. Ressalte-se que todo estudo tem seus desafios e, neste trab
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Lucidea de Oliveira et al.. ESTUDO DE CASO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE DE ENSINO MUNICIPAL DE BELÉM DO PARÁ NO ANO DE 2015: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DE HISTÓRIA E DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30133-ESTUDO-DE-CASO-EDUCACIONAL-EM-UMA-UNIDADE-DE-ENSINO-MUNICIPAL-DE-BELEM-DO-PARA-NO-ANO-DE-2015--O-DESENVOLVIMENTO-C. Acesso em: 26/04/2024

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