PROJETO INTEGRADOR 4O PERÍODO DE PEDAGOGIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
PROJETO INTEGRADOR 4O PERÍODO DE PEDAGOGIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ
Autores
  • Ana Amélia Arias Corrêa
  • ANA SYLVIA VALENTE COLINO
  • Ana Kely Martins Da Silva
  • Adelma De Cássia das Neves Mendes
  • Hellen Vivianni Veloso Corrêa
  • Andre Luiz Silva Da Silva
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30127-PROJETO-INTEGRADOR-4O-PERIODO-DE-PEDAGOGIA---A-IMPORTANCIA-DA-ESCOLA-COMO-INSTITUICAO-DE-INCLUSAO-SOCIAL-E-CIDADA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Inclusão Social. Escola. Deficiência. Socialização.
Resumo
No Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem. A estrutura das sociedades, desde os seus primórdios, sempre inabilitou os portadores de deficiência, marginalizando-os e privando-os de liberdade. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, sempre foram alvo de atitudes preconceituosas e ações impiedosas. A literatura clássica e a história do homem refletem esse pensar discriminatório, pois é mais fácil prestar atenção aos impedimentos e às aparências do que aos potenciais e capacidades de tais pessoas. Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento. A questão da inclusão de pessoas com deficiências em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias. Diante desse quadro, este projeto,executado por docentes e discentes do 4o período de pedagogia da FACI DEVRY tem como objetivo resgatar a importância da escola como instituição de inclusão social e cidadã,fundamental para a formação da criança e adolescente matriculados,bem como seu papel como um ambiente favorável ao exercício deste novo paradigma educativo,para harmonizar a convivência pacífica no espaço escolar.A pesquisa pautou-se em um estudo de caso de uma pessoa com deficiência visual e auditiva .Para tanto, foram utilizados os conteúdos das disciplinas pertinentes ao período estudado, como suporte, e que são: Libras.Pedagogia de Projetos,Planejamento e Avaliação estagio em Educação Infantil.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CORRÊA, Ana Amélia Arias et al.. PROJETO INTEGRADOR 4O PERÍODO DE PEDAGOGIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30127-PROJETO-INTEGRADOR-4O-PERIODO-DE-PEDAGOGIA---A-IMPORTANCIA-DA-ESCOLA-COMO-INSTITUICAO-DE-INCLUSAO-SOCIAL-E-CIDADA. Acesso em: 28/03/2024

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