ESTIMAÇÃO DA VIDA MÉDIA E MEDIANA DE UMA LÂMPADA VIA DISTRIBUIÇÃO EXPONENCIAL E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO VIA FUNÇÃO DE IMPORTÂNCIA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ESTIMAÇÃO DA VIDA MÉDIA E MEDIANA DE UMA LÂMPADA VIA DISTRIBUIÇÃO EXPONENCIAL E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO VIA FUNÇÃO DE IMPORTÂNCIA.
Autores
  • Chagas Carvalho Teixeira De Oliveira Junior
  • Antonio marcos Vasconcelos Ribeiro
  • Sara da Silva Ferreira
  • carlos werner ribeiro de castro
  • Raimundo Nonato Castro da Silva
  • Francisco Cezar Gonçalves Leite Filho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Elétrica
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30126-ESTIMACAO-DA-VIDA-MEDIA-E-MEDIANA-DE-UMA-LAMPADA-VIA-DISTRIBUICAO-EXPONENCIAL-E-SIMULACAO-DE-MONTE-CARLO-VIA-FUNCA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Falhas, Distribuição Exponencial, Simulação, Monte Carlo, Média e Mediana.
Resumo
Uma informação de grande utilidade na especificação de sistemas de iluminação é a vida dos equipamentos. Dessa forma quanto maior a vida de uma lâmpada, consequentemente o sistema é mais eficiente, uma vez, que tem-se uma menor necessidade de manutenção das instalações. Os fabricantes de lâmpadas fornecem a vida mediana e/ou a vida útil, porém o conceito de ambas nem sempre é entendido de maneira correta. Conforme a Revista do Setor Elétrico (2016) a vida útil é definida como o tempo em horas após a depreciação de uma porcentagem de seu fluxo luminoso inicial, por efeito de queima ou depreciação. Esta depreciação é definida em função do tipo de lâmpada e geralmente varia de 10% a 30%. Dessa forma, a vida mediana é sempre maior que a vida útil e a comparação entre as duas grandezas para analisar qual seria o melhor produto não pode ser feita de maneira direta. Para o presente estudo a revista utilizou ciclos de chaveamentos definidos pela IEC, em que a lâmpada permanece por 165 minutos ligada e 15 minutos desligada, existindo, portanto 8 ciclos de acendimentos ao dia. Bom base no Portal Action (2016) a distribuição que se caracteriza por ter uma função de taxa de falha constante. A distribuição exponencial é a única com esta propriedade. Ela é considerada uma das mais simples em termos matemáticos. Esta distribuição tem sido usada extensivamente como um modelo para o tempo de vida de certos produtos e materiais. Ela descreve adequadamente o tempo de vida de óleos isolantes e dielétricos, entre outros. Sendo sua Função Densidade de Probabilidade (fdp) da seguinte forma: f(x)=?e^(-?x),x=0, dessa forma inicialmente foi feito um teste de ajuste dos dados através do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnof, mostrando ser significativo ao nível de 5%, com base no ajuste dos dados o passo seguinte foi estimar o tempo médio e mediano, sendo estimados em 40000 e 60000 horas, o passo seguinte foi simular a vida media e mediana da lâmpada através de Método de Monte Carlo, via função de importância, onde os mesmo vieram a confirma a vida média e mediana das lâmpadas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JUNIOR, Chagas Carvalho Teixeira De Oliveira et al.. ESTIMAÇÃO DA VIDA MÉDIA E MEDIANA DE UMA LÂMPADA VIA DISTRIBUIÇÃO EXPONENCIAL E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO VIA FUNÇÃO DE IMPORTÂNCIA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30126-ESTIMACAO-DA-VIDA-MEDIA-E-MEDIANA-DE-UMA-LAMPADA-VIA-DISTRIBUICAO-EXPONENCIAL-E-SIMULACAO-DE-MONTE-CARLO-VIA-FUNCA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes