AVALIAÇÃO SINTOMÁTICA DA DOR EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO SINTOMÁTICA DA DOR EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Autores
  • ISIS OTÁVIA BASTOS MELO
  • Iderlene Beatriz do Nascimento Cisne
  • Lenismar Sá Cavalcante
  • Jamille Soares Moreira Alves
  • Mariana Dond Veloso
  • Carine Sousa Dos Santos Domingos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30087-AVALIACAO-SINTOMATICA-DA-DOR-EM-ESTUDANTES-DE-UMA-ESCOLA-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-NO-MUNICIPIO-DE-FORTALEZA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Postura, Dor, Estudantes
Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é de fundamental destaque no período discente, pois é nesta instituição onde se dedica mais tempo para os estudos e onde se passa consideráveis horas na postura sentada. Quando sentados, os estudantes adotam diferentes formas de sentar, o que resulta em alterações posturais. Destaca-se ainda o uso da mochila, muitas vezes com excesso de peso, e além disso, o fato de ser carregada de forma incorreta. Diante dessa situação, é frequente o surgimento de dores osteomusculares que podem resultar até mesmo na interferência de aprendizagem escolar. OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a sintomatologia dolorosa em alunos do ensino fundamental. MÉTODO: Este estudo é de caráter descritivo de abordagem quantitativa, realizado no mês de setembro de 2015, tendo como população os alunos matriculados no ensino fundamental numa escola da rede municipal de Fortaleza. A amostra constituiu-se de 127 alunos, sendo a maioria, 55% (70 participantes), do sexo feminino, com faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos. A avaliação foi realizada por meio de questionário referente à sintomatologia dolorosa, caracterizando o perfil de dor destes estudantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que 88,57% do sexo feminino sentem dores nas costas, com destaque para região lombar (44,28%). Similar ao sexo feminino, o sexo masculino também relataram dores nas costas, 73,68% dos estudantes, onde destes, 42,10% apontam a região lombar como prevalente. Com relação às posturas que foram referidas no surgimento da dor, os dados demonstram que no sexo feminino, a maioria, 44,28%, referem dor ao transportar a mochila escolar. No sexo masculino, 14% relatam que sentem dores quando estão sentados e 22% quando estão transportando a mochila. Além da dor, cerca de 70% das meninas apresentam fadiga quando estão sentadas na cadeira da escola, e nos meninos, cerca de 40% apresentam fadiga. Diante dos resultados, evidenciou-se que o sexo feminino supera o masculino em valores na maioria dos quesitos. Comum aos dois grupos, alunos e alunas referem destaque à dor nas costas, em especial para a região lombar, associando a isso a forma de como se sentam e carregam a sua mochila. Estes dados corroboram por se tratar de uma amostra composta por adolescentes, direcionando a questão dos hábitos posturais incorretos a serem abordados na etiologia destes sintomas. CONCLUSÃO: Diante da abordagem desta temática e os dados observados, sugere-se a necessidade de um olhar diferenciado para esta problemática, visando a educação em saúde para este segmento, com a conscientização de hábitos posturais corretos, prevenindo assim lesões futuras que no momento ainda são evitáveis.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MELO, ISIS OTÁVIA BASTOS et al.. AVALIAÇÃO SINTOMÁTICA DA DOR EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30087-AVALIACAO-SINTOMATICA-DA-DOR-EM-ESTUDANTES-DE-UMA-ESCOLA-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-NO-MUNICIPIO-DE-FORTALEZA. Acesso em: 26/04/2024

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