CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ALUNO-MONITOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ALUNO-MONITOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Carlos Thiago Alves
  • WILTON PORTELA GOMES
  • Brenda Verissimo Ferreira
  • Felix Cariri de Franca Neto
  • Grayce Lacerda Sales
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30079-CONTRIBUICOES-DA-MONITORIA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-ACADEMICO-DO-ALUNO-MONITOR-NO-CURSO-DE-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria, Enfermagem, Aluno-monitor
Resumo
Introdução: A monitoria é uma atividade pedagógica onde os discentes envolvidos (o aluno-monitor e o aluno-monitorando) tem uma possibilidade de ter um maior domínio dos conteúdos práticos e um maior aprofundamento das teorias, proporcionando desta forma um melhor rendimento acadêmico para os alunos envolvidos. A monitoria no curso de Enfermagem no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP – DEVRY) é ofertada como um suporte extracurricular, e a mesma não é obrigatória. A monitoria acadêmica foi instituída e regulamentada pela Lei nº 5540/1968, onde foi determinado a criação da função de monitor pelas universidades, visando à seleção de acadêmicos, onde os mesmos devem ter capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de disciplinas curriculares. Objetivo: Este estudo objetiva relatar a experiência da monitoria da disciplina de Anatomia Humana Geral, do Centro Universitário Vale do Ipojuca-UNIFAVIP/Devry, bem como demonstrar a importância desta atividade, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento do discente monitor. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência, sendo assim permite a descrição de experiências vivenciadas de forma metodológica. O relato foi realizado com base nas experiências vivenciadas pelo monitor na disciplina de Anatomia Humana Geral, ministradas no laboratório de Anatomia Geral do UNIFAVIP – DEVRY, onde foi possível o aperfeiçoamento do conhecimento teórico e prático acerca da disciplina. Resultados e Discussão: Observou-se que a monitoria agrega muitos conhecimentos aos discentes para auxílio em sua trajetória acadêmica, pois se torna um espaço a mais durante a formação para discussão e reforço da aprendizagem. Dessa forma, a atividade de monitoria referente à disciplina de Anatomia Humana Geral é muito importante na graduação de Enfermagem, e possibilita uma experiência diferenciada ao aluno, pois a aquisição do conhecimento permite: correlacionar às projeções dos órgãos e estruturas nas paredes externas do organismo, preparando para a avaliação clínica através da anatomia palpatória; relacionar as estruturas anatômicas a suas respectivas funções, visando maior integração do conhecimento; reconhecer as estruturas anatômicas, identificando as diferenças sutis das estruturas anatomofuncionais envolvidas nas disfunções do corpo humano; Identificar a topografia geral das várias regiões do corpo humano e suas inter-relações, visando o melhor entendimento dos problemas clínicos. Conclusão: A atividade de monitoria é de suma importância para o monitor, pois o mesmo tem experiências que proporcionam a qualificação e o desenvolvimento profissional e também pessoal. Com essa experiência o monitor desenvolve atividades que reforçam e aprimoram os conteúdos aprendidos pelo mesmo, como também o estimula a prender métodos de ensino os quais irão proporcionar um determinado crescimento na vida acadêmica do monitor e de certa forma também afeta o seu crescimento como pessoa, facilitando a interação do mesmo em sala de aula com seus colegas e também com a sociedade. E por fim a experiência traz também como um ponto positivo ao monitor a responsabilidade que o mesmo precisa ter com si mesmo, mas também com os alunos-monitorandos, professores e com a instituição.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALVES, Carlos Thiago et al.. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ALUNO-MONITOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30079-CONTRIBUICOES-DA-MONITORIA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-ACADEMICO-DO-ALUNO-MONITOR-NO-CURSO-DE-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-. Acesso em: 24/04/2024

Even3 Publicacoes