RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA COMO PREPARAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA COMO PREPARAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE
Autores
  • Alba Valéria Tenório de Lima Moraes
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30073-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-PROGRAMA-DE-MONITORIA-COMO-PREPARACAO-DA-CARREIRA-DOCENTE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Monitoria, Docência, Saúde Mulher.
Resumo
Introdução: O programa de monitoria do curso de graduação de Bacharel em Enfermagem, na disciplina de Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher, caracteriza-se como parte interveniente da grade curricular. Apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a inserção e construção de carreira acadêmica, além de possibilitar novas experiências ao discente. A proposta de monitoria é ofertada em atividades de cunho teórico e prático, além de favorecer o contato discente-monitor com o Docente responsável pela disciplina, além de contar com sua supervisão e orientação. A atividade com os alunos ocorrem em sala de aula, ou/em laboratório, na participação e auxilio ao Professor, além de contribuir grandemente em sua prática de estágio em campo durante toda a graduação. Tem como importante função favorecer o processo de ensino-aprendizagem em uma troca essencial entre aluno-monitor, aluno e docente, em uma troca recíproca e primordial. Assim, torna-se essencial a importância dos discentes no programa, visto que, durante o processo de ensino, o reconhecimento de suas funções enquanto profissional começam a despertar. Objetivo: Descrever a importância do programa de monitoria na construção da identidade profissional como docente, reconhecendo seu importante papel nesse processo pedagógico. Trabalhando as habilidades e propostas para aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma estudante do 7º período do curso de enfermagem durante as atividades de monitoria no Laboratório Turbo Health de Simulações Realísticas da disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher no Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP/DeVry, correspondente ao período letivo 2016.1. Resultados e Discussão: Trata-se de um importante método para obtenção da experiência docente por parte do discente-monitor, que no decorrer da monitoria, vivencia a responsabilidade enquanto comunicador e estimulador no processo de ensino-aprendizagem. Observou-se que a monitoria agrega muitos conhecimentos aos discentes para auxílio em sua trajetória acadêmica, pois se torna um espaço a mais durante a formação para discussão e reforço da aprendizagem. A disciplina de Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher, comtempla temas referentes à saúde da mulher enquanto a vida sexual e reprodutiva, alterações psicofisiológicas durante os estágios de gestação, parto e puerpério. As atividades de monitoria contemplam 8 horas semanais, onde 5 (cinco) são presenciais e 3 (três) para o planejamento da temática a ser ministrada e as orientações por parte do Docente-orientador, tem por finalidade, facilitar e favorecer o aprendizado dos alunos. Seguem todas as normas instituídas, desde abordagem dos alunos com apresentação da monitoria, assim quanto à vestimenta e pontualidade. Por fim, cabe á monitora, realizar planejamento das aulas a partir do plano de aula do referido período, elaboração de atividades e disponibilização de materiais, orientar e sanar as dúvidas referentes á temática em questão, além de incentivar buscas bibliográficas para a construção de um conhecimento embasado. Conclusão: A atividade de monitoria é de suma importância para o monitor, pois o mesmo tem experiências que proporcionam a qualificação e o desenvolvimento profissional e pessoa. É um aperfeiçoamento teórico e prático do discente em função do processo de aprendizagem, exercendo um importante papel de iniciação à docência. Diante disso, percebe-se a necessidade do aluno enquanto graduando passar pela experiência de ser monitor para o desenvolvimento de um profissional crítico construindo um perfil de formação docente.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MORAES, Alba Valéria Tenório de Lima; ALBUQUERQUE, Thaíse Torres de. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA DE MONITORIA COMO PREPARAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30073-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-PROGRAMA-DE-MONITORIA-COMO-PREPARACAO-DA-CARREIRA-DOCENTE. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes