AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR PALAVRAS EM CRIANÇAS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR PALAVRAS EM CRIANÇAS
Autores
  • Edvania da Costa Oliveira
  • Larissa Leite Barboza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30061-AVALIACAO-DA-CRIATIVIDADE-POR-PALAVRAS-EM-CRIANCAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
criatividade verbal, escola, normatização, diversidade regional, avaliação
Resumo
Qual o papel da escola no desenvolvimento da criatividade? Formar pessoas criativas é um desafio para a educação em todos os níveis. Muitas vezes, as práticas pedagógicas limitam a expressão do potencial criador do aluno. No cotidiano escolar, principalmente na realidade da educação pública, é mais fácil inibir do que incentivar o potencial criativo das crianças, visto que na maioria das vezes os educadores não são preparados academicamente para estimular o desenvolvimento da criatividade nas crianças. Há várias formas de expressão da criatividade e é importante que tal diversidade seja conhecida para que seja possível a estimulação de forma correta. O que se percebe é que a criatividade ainda é vista como um talento natural, apresentado apenas por poucos indivíduos e que a expressão criativa ocorre independentemente das condições ambientais, como um fenômeno de caráter intrapsíquico, subestimando-se a significativa influência da escola e da sociedade em seu desenvolvimento (ALENCAR apud WECHSLER, 2015). Neste trabalho busca-se compreender a expressão da criatividade verbal de crianças a partir da aplicação do Instrumento de Avaliação da criatividade por palavras – Teste de Torrance. Tem como objetivo avaliar a criatividade por palavras entre as crianças da amostra. A amostra será composta por 100 crianças, cursando o ensino fundamental em Escola Pública Municipal (previamente contatada para a realização da pesquisa), com faixa etária de 10 a 15 anos, residentes na cidade de Manaus. O instrumento utilizado nesta pesquisa é composto por seis atividades que avaliam oito dimensões. O estudo está em andamento, mas, com os resultados, será possível normatizar a aplicação da Avaliação da criatividade por palavras na região norte, uma vez que esta região tem poucos estudos concernentes a esta temática. A hipótese da presente pesquisa, portanto é que, apesar do desenvolvimento atual de diversos estudos sobre a criatividade e verificação da validade dos instrumentos em diversos contextos, a restrição das amostras de pesquisas ao eixo sul-sudeste do país denota uma limitação na confiabilidade das interpretações propostas quando se considera o contexto nacional e sua diversidade regional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Edvania da Costa; BARBOZA, Larissa Leite. AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR PALAVRAS EM CRIANÇAS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30061-AVALIACAO-DA-CRIATIVIDADE-POR-PALAVRAS-EM-CRIANCAS. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes