AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR FIGURAS EM CRIANÇAS NA CIDADE MANAUS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR FIGURAS EM CRIANÇAS NA CIDADE MANAUS
Autores
  • Edvania da Costa Oliveira
  • Larissa Leite Barboza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30059-AVALIACAO-DA-CRIATIVIDADE-POR-FIGURAS-EM-CRIANCAS-NA-CIDADE-MANAUS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
criatividade por figuras, sociedade, escola, educação, normatização
Resumo
Todo ser humano possui potencial criativo. Contudo, não são importantes apenas as características do indivíduo, mas também fatores sociais e culturais. Wechsler (2006) diz que o conceito de criatividade é compreendido a partir de uma visão multidimensional que envolve a interação de vários elementos: processos cognitivos, características de personalidade, estilos de pensar e aprender, assim como componentes ambientais, estendendo-se, neste sentido, a influência da família, da escola e da sociedade. A sociedade contemporânea vem se transformando de forma cada vez mais rápida devido à globalização. Sendo assim, a criatividade passa a ser um aspecto fundamental para o desenvolvimento da sociedade e deve ser vista como uma característica que deve ser estimulada no meio acadêmico e científico (WECHSLER, 2015). Devido a diversidade de conceitos e formas de expressão o estudo da criatividade ainda não é feito de forma satisfatória. Segundo ALENCAR (2002) todo ser humano é criativo, podendo a criatividade se apresentar em distintas formas e diversos graus. Uma das formas de expressão é a criatividade por figuras. O presente estudo tem por objetivo principal avaliar a criatividade em crianças do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Manaus e verificar quais são as características mais proeminentes do público analisado. É uma pesquisa de campo e quantitativa. A amostra será composta por 100 crianças, cursando o ensino fundamental em Escola Pública Municipal (previamente contatada para a realização da pesquisa), com faixa etária de 10 a 15 anos, residentes na cidade de Manaus. O motivo para a realização desta pesquisa é de ordem prática, uma vez que a Região Norte do país possui poucas amostras coletadas para a normatização e padronização dos resultados dos testes. Consequentemente, os dados obtidos através da amostra deste projeto irão beneficiar a prática profissional em nossa região, uma vez que, futuramente, os resultados obtidos em avaliação poderão ser comparados com a própria realidade da região. O instrumento utilizado neste estudo foi o Teste de Avaliação da Criatividade por Figuras – Teste de Torrance, o qual é composto por três atividades de desenho. O estudo ainda está em andamento, mas espera-se que, com os resultados, possamos elaborar normas para a população do norte do país, assim como observar qual característica criativa é mais proeminente no público avaliado visando estimular o desenvolvimento destas habilidades.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Edvania da Costa; BARBOZA, Larissa Leite. AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE POR FIGURAS EM CRIANÇAS NA CIDADE MANAUS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30059-AVALIACAO-DA-CRIATIVIDADE-POR-FIGURAS-EM-CRIANCAS-NA-CIDADE-MANAUS. Acesso em: 29/03/2024

Even3 Publicacoes