O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E O ATENDIMENTO NO VAREJO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E O ATENDIMENTO NO VAREJO
Autores
  • CÁTIA MARIA SOARES MACIEL
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30054-O-DESENVOLVIMENTO-DE-PESSOAS--E-O-ATENDIMENTO-NO-VAREJO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Atendimento, desenvolvimento, capacitação estratégica, gestão de pessoas.
Resumo
Na minha experiência de 6 anos na área de Educação Corporativa verifico os efeitos do desenvolvimento de pessoas e capacitação estratégica na busca pela excelência no atendimento, visando ao encantamento do cliente e ao alcance dos resultados organizacionais, para as empresas do comércio varejista no Brasil. Abordagem vivenciada na minha prática profissional em consultoria empresarial, verifico que o atendimento não está em níveis satisfatórios e que os gestores têm dificuldades em solucionar efetivamente as questões do atendimento. A análise engloba os diversos setores da empresa, visto que toda a organização atende o cliente em suas demandas e precisa qualificar os profissionais para uma visão com foco no cliente. Assim promovo conscientização dos gestores e colaboradores das empresas a direciono os processos ao atendimento efetivo do cliente, através da aprendizagem organizacional. Proponho as melhorias na Gestão de Pessoas das empresas promovendo o desenvolvimento das competências e habilidades determinantes para todos os profissionais atenderem, direta ou indiretamente, com excelência os clientes. Em pesquisa bibliográfica tenho como objetivo esclarecer a importância de implantar programas de desenvolvimento e capacitação de pessoas, de forma a melhorar atitudes e comportamentos relacionados ao atendimento. Faz-se necessário ampliar a visão de oportunidades de posicionamento da empresa no mercado e sobrevivência do negócio através do atendimento de excelência ao cliente. O estudo traz um viés específico ao cruzar conhecimento das áreas de desenvolvimento de pessoas, capacitação estratégica e atendimento ao cliente com excelência, assim conota os aspectos de melhoria contínua do atendimento através valorização de pessoas. Desenvolver pessoas parte do pressuposto do auto desenvolvimento, motivação, comportamento, liderança, estímulos, equipes formadas, competências já adquiridas e capacitações. A gestão da empresa tem papel fundamental em direcionar a aprendizagem organizacional para gerar o desenvolvimento humano.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MACIEL, CÁTIA MARIA SOARES. O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E O ATENDIMENTO NO VAREJO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30054-O-DESENVOLVIMENTO-DE-PESSOAS--E-O-ATENDIMENTO-NO-VAREJO. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

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