EMPODERAMENTO DE GESTANTES ALCANÇADO ATRAVÉS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
EMPODERAMENTO DE GESTANTES ALCANÇADO ATRAVÉS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
  • GESSICA PRICILA RIBEIRO DOS SANTOS
  • Djailma Cinthia Ernesto Silva
  • Larissa Suianny da silva
  • Irailda Mirele da Silva
  • Stella Mirian Freitas Silva Brito
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30049-EMPODERAMENTO-DE-GESTANTES-ALCANCADO-ATRAVES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Gestação, Empoderamento, Educação em Saúde, Pré-natal.
Resumo
Introdução: A gravidez é um evento fisiológico da mulher, a qual se apresenta como uma série de modificações em seu organismo sendo elas físicas ou emocionais, causada pela elevação dos hormônios responsáveis pela manutenção da gravidez, a progesterona e o estrogênio. Desde sua fecundação seu desenvolvimento e pós-parto, a gestante apresenta inúmeras dúvidas, incertezas e medos sobre seu período gravídico-puerperal, é neste momento que lhe é apresentada erroneamente questões e soluções baseados em crenças populares, onde assegura o parto normal como uma etapa de apenas sofrimento e dor, tendo como escolha, mas lógica e segura a cesariana. É nesta fase de fragilidade e sem um conhecimento prévio, que a gestante acata soluções alusivas as crenças lhe apresentadas por pessoas totalmente despreparadas para discorrer sobre o tema. Perante este fato existe a necessidade de ações de educação em saúde, visando desmitificar crenças e mitos referentes a esta etapa da vida, sanando corretamente as dúvidas desta mulher que será capaz de desenvolver uma gestação segura e confiante, em relação as alterações fisiológicas em seu desenvolvimento, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o RN, tendo também um esclarecimento de situações patológicas e os meios de proteger a si e a seu feto. Objetivo: Descrever a experiência de ações educativas, expondo a importância da educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal, visto que é um elemento indispensável de grande relevância para a assistência de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência procedente do grupo extensão “Maternidade Segura - Ciência, Cuidado e Amor’’, da instituição UNIFAVIP/Devry, realizado em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Caruaru-PE, explanado por acadêmicos de Enfermagem e Psicologia, abordado através de grupos de gestantes com apresentações semanais. Resultados e Discussão: Foram identificados que a maioria das gestantes não tinham informações suficientes sobre o processo fisiológico do ciclo gravídico-puerperal, traduzido em incertezas, dúvidas, medos e angústias. É perceptível que através das palestras-debate, dinâmicas grupais, referentes ao todo processo de gestação, parto e pós-parto e cuidados com o RN, conceituando e desmitificação o parto normal como um evento anormal e doloroso, lhe sendo apresentado o parto humanizado e meios de alivio da dor e explanação dos diretos das gestantes, fica comprovado o empoderamento destas mulheres nos testes realizados, é notável que antes das atividades as mesmas apresentavam um conhecimento empírico incorreto, e após o decorrer das palestras com dúvidas e medos sanados, as mesmas apresentam respostas mas assertivas com base em conhecimento cientifico que lhes foi apresentado.. Constatou-se também que, a estratégia de ações educativas grupais, proporcionam um ambiente de reflexões sobre situações vividas e que esse espaço é de extrema importância para a construção de conhecimento. Conclusão: Fica explicita a necessidade de informações verídicas sobre todo o clico gravídico-puerperal destas mulheres, a falta de informação causa transtornos tanto físicos como emocionais para essas gestantes, é durante o período de pré-natal que se possibilidade esta ação de educação em saúde, instruindo estas futuras mães para decisões mas adequadas para seu estado, possibilitando que as mesmas tenham uma autonomia sobre sua gestação e seu parto. Os relatos das participantes onde declaram sua satisfação e agradecimento pela participação nas palestras, tendo seus medos e dúvidas elucidados, evidência a importância da continuidade do grupo de extensão.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, GESSICA PRICILA RIBEIRO DOS et al.. EMPODERAMENTO DE GESTANTES ALCANÇADO ATRAVÉS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30049-EMPODERAMENTO-DE-GESTANTES-ALCANCADO-ATRAVES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE. Acesso em: 24/04/2024

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