DESIGN SUSTENTÁVEL: UM DESAFIO PARA A MODA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
DESIGN SUSTENTÁVEL: UM DESAFIO PARA A MODA
Autores
  • Gressielle Kelly Rodrigues Costa Cavalcante
  • Joseanne de Lima Sales
Modalidade
Artigo
Área temática
Design de Moda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30023-DESIGN-SUSTENTAVEL--UM-DESAFIO-PARA-A-MODA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Moda, sustentabilidade, eco design
Resumo
O presente artigo visa abordar o mundo que envolve a sustentabilidade relacionada à moda, suas informações sobre o design sustentável, podendo agregar valores ao produto e ainda a fazer com que antigos e novos clientes se identifiquem. Com o uso de produtos ecológicos, como forma de aperfeiçoar e modernizar a nova visão do consumidor consciente, assim como, uma criação de métodos elaborados pelas empresas têxteis para amenizar os danos ambientais. Um dos princípios estabelecido para o desenvolvimento sustentável é um produto economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. E produzir produtos com esse princípio é um grande desafio para a moda. Hoje, somos sujeitos a nos preocupar com as questões referentes ao produto sustentável, e através do design e outras disciplinas são possíveis gerar novos valores e uma nova ética para reger as relações sociais entre os indivíduos e mostrar que se criando um material informativo, de fundamentação teórica-prática contribuirá para a qualidade de vida da população. Manzini afirma que a sustentabilidade deveria ser a meta-objetivo de todas as pesquisas em design, mas como esse objetivo ainda não foi atingido, continuamos a usar a expressão “design para a sustentabilidade”. Em síntese, o design para a sustentabilidade é o design estratégico capaz de colocar em ato descontinuidades locais promissoras, contribuindo para efetivas mudanças sistêmicas. Para isso, devemos experimentar novas possibilidades e romper com esses processos dominantes de produção e consumo. (MANZINI, 2008, p.15). Analisar a literatura vigente sobre moda, sustentabilidade, suas ferramentas, e sua prática no processo educativo formal, suas origens e aplicações foi à inquietação para a realização desta pesquisa que se estruturou em referências bibliográficas já existentes sobre Design sustentável: um desafio para a moda no contexto atual. O presente artigo objetiva apresentar um estudo da implementação de um sistema de sustentabilidade ambiental na produção de produtos de moda, e os impactos ambientais na construção de novos projetos de produtos, da origem da matéria-prima até o descarte pelo consumidor, para a promoção do desenvolvimento sustentável. A análise visou à identificação destes pontos a partir de ações vivenciadas e pesquisadas pela autora na área de moda através de conceitos e procedimentos na construção de conceito de uma moda ecologicamente correta. Existem inúmeros meios para refletir-se sobre a construção de um conhecimento. Neste artigo, a opção escolhida foi por uma revisão bibliográfica, realizada a partir de uma pesquisa qualitativa. Em termos do tipo de fonte de pesquisa, trabalhou-se com pesquisas através de pensamentos de autores da área de moda e design, como também artigos científicos publicados em periódicos. Essa modalidade de produção, além de ser geralmente a mais apreciada no conjunto da produção bibliográfica, é a mais facilmente acessada. Com o crescimento da deterioração dos ecossistemas naturais tem conduzido a sociedade a buscar novas alternativas para a preservação do planeta. Dentro dessa perspectiva pode-se verificar consumidores ecologicamente corretos, pois não é mais uma luta apenas para ambientalistas e ecologistas, mas para todos os seres humanos, não sendo diferente para o designer tendo seu destaque no ramo de criação e planejamento de um tema bastante envolvente e que hoje conquista um amplo público. Um produto de moda tem a finalidade de causar emoção antes, durante e depois à compra, ele exerce forte influência sobre as pessoas. Assim, propor produtos desenvolvidos com um apelo ecológico é um meio de estimular o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente. Este artigo procurou trazer conceitos básicos em sua forma mais simples com o intuito de começar a construir uma ponte com outras áreas como a comunicação e design. A intenção foi tentar mostrar aos profissionais da área de Moda como utilizar os conceitos pode ser enfocado em eixos no dia-a-dia.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CAVALCANTE, Gressielle Kelly Rodrigues Costa; SALES, Joseanne de Lima. DESIGN SUSTENTÁVEL: UM DESAFIO PARA A MODA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30023-DESIGN-SUSTENTAVEL--UM-DESAFIO-PARA-A-MODA. Acesso em: 26/04/2024

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