ALTERNATIVAS AMBIENTAIS PARA O APROVEITAMENTO DE GÁS METANO PROVENIENTE DO ATERRO SANITÁRIO DO AURA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO BIOGÁS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
ALTERNATIVAS AMBIENTAIS PARA O APROVEITAMENTO DE GÁS METANO PROVENIENTE DO ATERRO SANITÁRIO DO AURA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO BIOGÁS.
Autores
  • Andre Luiz Silva Da Silva
  • José Antonio Santos Pegado
  • Ana Amélia Buselli
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Civil
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30021-ALTERNATIVAS-AMBIENTAIS-PARA-O-APROVEITAMENTO-DE-GAS-METANO-PROVENIENTE-DO-ATERRO-SANITARIO-DO-AURA-NA-GERACAO-DE-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Metano. Aterros. Lixões. Efeito estufa. Protocolo de Kyoto. Energia.
Resumo
Neste trabalho aborda-se através de uma pesquisa descritiva, diversas alternativas ambientais para o aproveitamento de gás metano proveniente do Aterro Sanitário do Aura na geração de energia elétrica pelo biogás. Isto será apresentado através do estudo literário do biogás que é formado pela decomposição de restos orgânicos depositados nos aterros e lixões tendo como um dos seus principais componentes o gás metano (CH4). O metano é um dos principais gases causadores do efeito estufa, fenômeno que tem sido foco de grandes discussões e tratado internacionais devido ao elevado potencial de alternar o sistema climático do planeta. Por esse motivo foi criada uma convenção internacional sobre mudanças climáticas, posteriormente, um protocolo – o Protocolo de Kyoto -, segundo o qual países industrializados devem atingir metas de redução da emissão de gases na atmosfera. A metodologia utilizada na realização do trabalho foi o da busca através de uma revisão bibliográfica por fontes de energias renováveis que vem intensificando cada vez mais o mundo inteiro. O resultado encontrado diz respeito à produção de energia elétrica proveniente do biogás, além de relatar o problema da emissão de gás metano (CH4) pelos aterros e lixões, destaca-se também a poluição dos recursos hídricos, tanto nos cursos d’água próximos, quanto nas águas subterrâneas, provocando imensas conseqüências negativas para a fauna e a flora aquática e também para a comunidade do entorno abastecida. Outro aspecto negativo diz respeito à presença de famílias que utilizam os aterros e lixões para extraírem alguma renda, através da catação dos materiais presentes no lixo. Dentro deste cenário, o trabalho realizado de pesquisa descritiva procurou criar instrumentos para incentivar a adequação do Aterro, através da possibilidade econômica da geração de energia elétrica proveniente do biogás fornecido pelo Aterro Sanitário do Aura. O resultado diz respeito à produção de energia elétrica proveniente do biogás alem de relatar o problema da emissão de gás metano (CH4) pelo Aterro Sanitário do Aura, destaca-se também a poluição dos recursos hídricos, tanto nos cursos d’água próximos, quanto nas águas subterrâneas, que provocam imensas conseqüências negativas tanto para fauna e a flora aquática como também para a comunidade do entorno abastecida pelos mananciais.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Andre Luiz Da; PEGADO, José Antonio Santos; BUSELLI, Ana Amélia. ALTERNATIVAS AMBIENTAIS PARA O APROVEITAMENTO DE GÁS METANO PROVENIENTE DO ATERRO SANITÁRIO DO AURA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO BIOGÁS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30021-ALTERNATIVAS-AMBIENTAIS-PARA-O-APROVEITAMENTO-DE-GAS-METANO-PROVENIENTE-DO-ATERRO-SANITARIO-DO-AURA-NA-GERACAO-DE-. Acesso em: 28/03/2024

Even3 Publicacoes