APERFEIÇOAMENTO DO PILOTO AUTOMÁTICO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
APERFEIÇOAMENTO DO PILOTO AUTOMÁTICO
Autores
  • francisco erdiene ximenes almeida
  • thays mirela meireles de oliveira
  • Rebeca Catunda Pereira Machado
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Elétrica
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30006-APERFEICOAMENTO-DO-PILOTO-AUTOMATICO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
piloto,automatico
Resumo
O Cruise control, também conhecido como speed control ou autocruise, é um sistema que mantém a velocidade de condução de um automóvel previamente programada, ou seja, é um dispositivo de piloto automático projetado para manter a velocidade constante. Basicamente, o piloto automático tem a função de automatizar algumas funções do ato de dirigir, como controlar a velocidade, que normalmente é feito muscularmente pelo motorista com a utilização dos pedais de aceleração e de frenagem e também com a utilização do pedal de embreagem e alavanca de câmbio em veículos manuais. Portanto, uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, com o Cruise control, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto na estrada. Em virtude das longas estradas retilíneas, os controladores de velocidade aplicados em veículos surgiram nos Estados Unidos com a finalidade de ajudar os seus condutores a controlar a pressão que exercem sobre o acelerador, poupando-os de movimentos contínuos que provocam esforços musculares e dores lombares. Essa tecnologia nasceu também da necessidade de se evitar a tensão produzida pela rigidez dos limites de velocidade e dos radares, para que os motoristas não precisem estar constantemente olhando para o velocímetro, permitindo assim, prestar mais atenção a outros imprevistos do trânsito. Porém, em um aclive, o Cruise control consegue manter a velocidade constante acionando a função de acelerar, contudo, em um declive, ele não aciona os freios e simplesmente o sistema desarma, perdendo assim, a sua finalidade, pois a velocidade passa a variar novamente, podendo superar a velocidade permitida na via. Da mesma forma, em uma curva, se o motorista entrar com velocidade incompatível, o equipamento não aciona o freio para corrigir a velocidade, apenas desativa. O uso deste modelo sem o devido aperfeiçoamento contém inúmeros erros, levando a perda de qualidade do dispositivo. Visto que, o aperfeiçoamento do mecanismo venha implementar as deficiências deste dispositivo aprimorando a função de frenagem nas situações que sejam, em um declive acentuado, para que seja necessário reduzir a velocidade utilizando não apenas o freio motor, mas também o sistema de freio, e em uma entrada mais agressiva na curva, proporcionando um controle de velocidade mais eficiente e uma maior segurança nas curvas, tornando assim a dirigibilidade mais confortável. As decisões quanto à aplicação e viabilidade do aperfeiçoamento devem ser obtidas através de pesquisas sobre o histórico da evolução do mecanismo já existente, como por exemplo, a montagem esquemática e os sensores utilizados. É necessário, verificar qual o melhor controlador a ser aplicado e a possibilidade de utilizar os mecanismos já disponíveis no veículo para aceleração e frenagem através de envio de sinal elétrico de um controlador. Este circuito de controle poderá receber informações dos sensores já disponíveis no sistema. É importante também fazer uma análise das vantagens para o usuário, no que tange a saúde, o conforto e a segurança do mesmo, bem como a redução do desgaste do veículo. Com o término deste projeto, teremos um dispositivo que trará revolução tecnológica e científica no que se refere ao aprimoramento de um produto que está no mercado, mas que poderá se tornar mais acessível, de maior utilidade e mais vantajoso para o usuário e para o veículo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALMEIDA, francisco erdiene ximenes; OLIVEIRA, thays mirela meireles de; MACHADO, Rebeca Catunda Pereira. APERFEIÇOAMENTO DO PILOTO AUTOMÁTICO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30006-APERFEICOAMENTO-DO-PILOTO-AUTOMATICO. Acesso em: 25/04/2024

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