ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E O PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E O PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
Autores
  • ANA SYLVIA VALENTE COLINO
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29994-ORIENTACAO-PROFISSIONAL-E-O-PEDAGOGO--UMA-EXPERIENCIA-DE-ENSINO-PESQUISA-E-EXTENSAO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Orientação profissional. Tomada de decisão. Resolução de problema. Formação do Pedagogo.
Resumo
A área de orientação profissional pode ser desenvolvida por pedagogos, além de profissionais da psicologia que antes dominavam esse processo, devido à aplicação de testes restritos ao psicólogo. A escolha da profissão inicia desde o nascimento quando os pais projetam no filho seus anseios e promovem uma expectativa diante de alguma profissão. Os anos de formação acadêmica podem promover espaços de reflexão, pesquisa e oportunidade de autoconhecimento auxiliando os alunos na tomada dessa decisão. Objetivando descrever uma experiência durante a disciplina de orientação vocacional para o sexto semestre de Pedagogia foi demonstrado a possibilidade de o pedagogo atuar com jovens uma proposta de intervenção em oito encontros grupais. A turma composta de trinta e sete alunos foi dividida em oito grupos e cada grupo ficou responsável pela condução de uma sessão. A partir de leitura do livro e artigo de MOURA (2002), seguiu-se o roteiro sem uso de testes, com metodologia reflexiva e controle dos objetivos no intuito de promover habilidades de resolução de problema e tomada de decisão, sem a expectativa de definir a exata profissão que deveriam seguir. Abriu-se inscrição para jovens de 14 a 18 anos que pudessem frequentar as sessões no horário da disciplina numa sala da faculdade. Foi formado um grupo com 15 adolescentes que avaliaram, a partir de formulário próprio, como excelente a atuação dos alunos que conduziram cada sessão e que o grupo ajudou na descoberta sobre informações detalhadas de cursos, características pessoais correspondentes com as demandas das profissões e estavam mais seguros em fazer suas escolhas assumindo as consequências. Os alunos vivenciaram a condução do processo, planejando, atuando e avaliando cada encontro. O ensino ocorreu durante as leituras e atuação prática. A pesquisa se deu através dos registros, avaliação e escrita dos resultados e a Extensão se materializou no atendimento à jovens da comunidade externa. O pedagogo pode atuar como autônomo oferecendo o grupo para turmas de adolescentes. Enquanto técnico da escola, ofertar aos alunos de ensino médio, além de sensibilizar a escola com ações desde a educação infantil favorecendo o contato com profissionais e aprendendo sobre profissões. Outra discussão que tal experiência proporcionou foi quanto as politicas públicas que também podem ofertar no currículo das séries de ensino médio os tópicos sobre profissões e autoconhecimento favoráveis ao processo de escolha profissional. Concluiu-se que a orientação profissional se configura como mais uma área de atuação do pedagogo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COLINO, ANA SYLVIA VALENTE. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E O PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29994-ORIENTACAO-PROFISSIONAL-E-O-PEDAGOGO--UMA-EXPERIENCIA-DE-ENSINO-PESQUISA-E-EXTENSAO. Acesso em: 16/04/2024

Even3 Publicacoes