ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO NOS PROCESSOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO NOS PROCESSOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS.
Autores
  • Andre Luiz Silva Da Silva
  • Lucas Américo Carneiro Teles
  • Igor Fernandes de magalhaes
  • Cesar Siqueira
  • leticia natyelle louzeiro pereira
  • Bianca Oliveira Fernández
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29984-ANALISE-DA-IMPORTANCIA-DA-PRODUCAO-MAIS-LIMPA-(PL)--UM-ESTUDO-DE-CASO-NOS-PROCESSOS-DE-PRODUTOS-E-SERVICOS-PARA-A
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Produção mais Limpa. Estratégia Ambiental. Eficiência Global.
Resumo
O presente estudo versa sobre a Produção Mais Limpa, esclarecendo acrescentar técnicas preventivas e executar uma estratégia ambiental integrada, por meio da Sistema de Gestão Ambiental - SGA, nos processos de produção objetivando a otimização dos recursos operacionais de maneira a aumentar a eficiência global e reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A finalidade da Produção mais Limpa (P+L) é expandir a sua efetividade quanto à utilização de materías-primas, como por exemplo: Água e Energia por intermédio da Reciclagem e da utilização de recursos mínimos utilizados que foram produzidos por resíduos, com benefícios ambientais e econômicos quanto à utilização do processo produtivo. A Metodologia adotada se fundamenta como uma pesquisa ação e surge com a pergunta problematizadora o que é Produção mais Limpa? Entre os objetos de análise temos os processos, produtos e serviços. Quanto aos processos, por intermédio da preservação de matérias-primas, como a água e energia, eliminação de matérias-primas tóxicas e diminuição, do volume de toxinas das emissões e dos resquícios produzidos; quanto aos produtos, pela diminuição dos seus impactos de caráter negativo no decorrer do seu ciclo de vida, a partir da exploração de matérias-primas até a sua condição final; quanto aos serviços, pela introdução a respeito das questões ambientalistas quanto as suas fases de elaboração e execução. Conforme a Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) quanto aos Resultados da produção mais limpa, nada mais é do que uma metodologia de uma estratégia de gestão com base na eficiência da utilização de matéria-primas, energia, água e materiais, objetivando diminuir os impactos ambientais dos seus processos, serviços e produtos. Discussão deste trabalho é acrescentar o benefício econômico e a concorrência de uma determinada empresa. Diminuir a quantidade de resíduos, tendo o objetivo de gerar uma diminuição dos impactos ambientais. Nas considerações tem - se que este trabalho possibilitou oportunidade de aprendizado a respeito da produção mais limpa ou (P+L), sua finalidade se trata por eliminar ou tentar reduzir o Máximo possível de resíduos de caráter tóxico, para que estes resíduos, não causem impactos ambientais e danos à saúde humana, seu foco é a minimização dos impactos ambientais através de efluentes, que nada são mais do que resíduos, algo que não é utilizado, onde esses efluentes ou resíduos são eliminados pela indústria e disposição de resíduos sólidos. Desta forma, consegue-se reduzir o impacto do produto desde a matéria-prima até a sua destinação final.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Andre Luiz Da et al.. ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO NOS PROCESSOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29984-ANALISE-DA-IMPORTANCIA-DA-PRODUCAO-MAIS-LIMPA-(PL)--UM-ESTUDO-DE-CASO-NOS-PROCESSOS-DE-PRODUTOS-E-SERVICOS-PARA-A. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes