TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS: O USO DE CÃES COMO INSTRUMENTO NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS: O USO DE CÃES COMO INSTRUMENTO NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Autores
  • Ariane Maria Rodrigues da Silva
  • Kelly Moreira de Albuquerque
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29973-TERAPIA-ASSISTIDA-POR-ANIMAIS--O-USO-DE-CAES-COMO-INSTRUMENTO-NO-ACOMPANHAMENTO-DE-CRIANCAS-COM-AUTISMO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Transtorno do Espectro Autista, Terapia assistida por animais, Infância, Cão terapia
Resumo
Este trabalho aborda a importância da Terapia Assistida por Animais (TAA) no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular; com movimentos corporais estereotipados, como agitar as mãos e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas. Outrora considerado uma condição rara, que atingia uma em cada duas mil crianças. Hoje, as pesquisas mostram que uma em cada cem crianças é portadora do espectro. Embora não exista uma etiologia precisa, em geral, o transtorno se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. De fato, a qualidade plástica e em amadurecimento do sistema nervoso central nesta fase, reforça os esforços na identificação precoce a fim de amenizar seus efeitos. Daí a ideia segundo a qual a qualidade de vida de muitas crianças pode ser significativamente melhorada por estimulações precoces mediante a indicação de tratamentos. Ainda não se conhece a cura definitiva para o autismo. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio. Cada paciente exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe profissional multidisciplinar visando à reabilitação global do paciente. Neste sentido, este trabalho sustenta a hipótese de que o uso da terapia assistida por animais como instrumento no acompanhamento psicológico pode fomentar a qualidade das vivências intra e intersubjetivas destes sujeitos. A terapia assistida por animais, também conhecida como pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais é uma técnica com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Os benefícios nos pacientes podem ser físicos e mentais, pela inibição da dor e estímulo à memória, assim como sociais, pela oportunidade de comunicação, sensação de segurança, socialização, motivação, aprendizagem e confiança, além de diminuir a solidão e a ansiedade; recuperar a autoestima, desenvolver sentimentos de compaixão e estimular a prática de exercícios. Cães são animais utilizados para as práticas de TAA devido a sua sociabilidade, fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas. Todavia, outros animais podem ser usados. O cão é um animal que consegue expressar muito bem as emoções básicas. Culturalmente é o animal mais domesticado que existe e interage muito bem com as crianças, principalmente a raça Golden Retriever, que é o cão mais indicado, por sua docilidade e consequente obediência aos comandos impostos. Trata-se de um estudo teórico que de organiza metodologicamente da seguinte forma: primeiramente apresentaremos a definição, características e modos de subjetivação inerentes ao Transtorno do espectro Autista. Em seguida, demarcaremos os fundamentos que sustentam a terapia assistida por animais, em especial o uso do cão nessa intervenção. Por fim, problematizaremos as possibilidade e limites de emprego desta técnica como completo ao acompanhamento da criança com autismo. Como considerações finais, reforçamos sua relevância haja vista a mudança significativa na interação social de crianças com autismo após a terapia com cães. Jogando-lhe uma bola por exemplo, dando-lhe comida, ajudando-lhe assim na sua coordenação motora e a compreendendo suas emoções e sentimentos. Este tipo de terapêutica como complemento ao cuidado ao autismo é recente, mas pesquisas estão ganhando proporcionalidade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA, Ariane Maria Rodrigues da; ALBUQUERQUE, Kelly Moreira de. TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS: O USO DE CÃES COMO INSTRUMENTO NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29973-TERAPIA-ASSISTIDA-POR-ANIMAIS--O-USO-DE-CAES-COMO-INSTRUMENTO-NO-ACOMPANHAMENTO-DE-CRIANCAS-COM-AUTISMO. Acesso em: 25/04/2024

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