A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
  • Emília Natália Santana de Queiroz
  • Brenda Verissimo Ferreira
  • Samanta Alves Ramos de Oliveira
  • Lucas Gonzaga da Silva
  • Vanessa Heronilda Da Silva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29958-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-ACADEMICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria, Discente, Experiência
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio/suporte no ensino oferecida pela instituição, não sendo considerada de caráter obrigatório para o discente. No entanto devido a seu objetivo frente à formação acadêmica se torna uma ferramenta de suma importância no aperfeiçoamento dos conteúdos que são abordados anteriormente na sala de aula pelo professor de cada disciplina. O aluno-monitor experimenta, em seu trabalho docente, de forma amadora, as primeiras alegrias e contratempos da profissão de um professor universitário. O fato de estar em contato direto com alunos, na condição também de acadêmico, propicia situações extraordinárias e únicas, que vão desde a satisfação de contribuir, pedagogicamente, com o aprendizado de alguns, até a momentânea desilusão em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora. OBJETIVO: Este estudo objetiva relatar a experiência da monitoria da disciplina de Fisiologia Humana, do Centro Universitário Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/Devry, bem como demonstrar a importância desta atividade, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento do discente monitor. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de Experiência protagonizado por um aluno monitor de Fisiologia Humana do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebe-se que através do programa de monitoria os alunos que estão em constante presença, conseguem aderir melhor o conteúdo, esclarecendo dúvidas e desenvolvendo uma postura de crescimento teórico-prática. A monitoria é vista pelos alunos como uma forma de aprofundar seus conhecimentos na disciplina e foi adotada de forma indispensável na vida acadêmica, tornando o aluno mais segurança e confiança. A atividade de monitoria diz respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. Exercer a monitoria de Fisiologia Humana proporciona ao aluno-monitor a ampliação de seus conhecimentos e também concede aos demais alunos um momento de esclarecimento de dúvida extraclasse, assim, facilitando maior compreensão dos conteúdos da disciplina. CONCLUSÃO: Foi possível conquistar uma boa relação interpessoal com os alunos, consequentemente, sentiam-se mais à vontade para me solicitarem auxílio nas atividades e no esclarecimento de dúvidas, o que possibilitou o bom e harmonioso desenvolvimento das atividades, evidenciando o valor da influência da monitoria na inter-relação com os alunos. O monitor potencializa o seu crescimento principalmente no aspecto pessoal de ganho intelectual e uma posição mais crítica em relação a própria formação acadêmica- profissional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

QUEIROZ, Emília Natália Santana de et al.. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29958-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-ACADEMICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes