UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO ACARÁ: O DESAFIO DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO ACARÁ.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO ACARÁ: O DESAFIO DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO ACARÁ.
Autores
  • Andre Luiz Silva Da Silva
  • IZABELLE RIBEIRO CARDOSO
  • ana lúcia coelho queiroz
  • Marilza Braga do Nascimento
  • Ana Amélia Buselli
  • Ana Amélia Arias Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29952-UMA-ANALISE-SOBRE-A-EDUCACAO-NA-REGIAO-DO-ACARA--O-DESAFIO-DE-TRABALHAR-A-EDUCACAO-AMBIENTAL-NAS-SERIES-INICIAIS-D
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação ambiental. Ensino fundamental. Município de Acará.
Resumo
O presente trabalho fará uma abordagem qualitativa quanto a relação do homem com a natureza, a importância de se trabalhar a educação ambiental nas series inicias do ensino fundamental (já que esta modalidade de ensino contribuirá bastante na formação de cidadãos críticos). O presente trabalho tem por objetivo pesquisar e analisar o sistema educativo na região do Acará, município pertencente ao Estado do Pará. A proposta do projeto é verificar como são desenvolvidas as atividades relacionadas ao meio ambiente pelos professores e se as escolas possuem projetos voltados para o meio ambiente e sustentabilidade para os alunos das series iniciais do Ensino Fundamental, apresentando as crianças a possibilidade de se utilizar os recursos naturais advindos da natureza. A criança, no processo de educação, é sujeito histórico e de direitos. Nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, ela desenvolve-se pelas relações e práticas educativas e pelas interações estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades. Foram feitos levantamentos bibliográficos de documentos que incentivam e aprovam o trabalho nas escolas envolvendo o respeito ao meio ambiente. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança. No entanto o contato direto com a natureza, dentro ou fora de sala de aula, precisa ser estimulado pelo educador, que na maioria das vezes estão acostumados apenas a falar da natureza e de sua importância na vida dos seres humanos e na sociedade, mas não estimulam às crianças a tocarem, a sentirem, a mexerem e aproveitar os recursos que a natureza nos proporciona A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e coleta de dados. A pesquisa surgiu a partir da inquietação em saber como os professores das escolas do município de Acará trabalham com a temática, os dados foram sistematizados a partir da aplicação do questionário para três professores de escolas diferentes, pois a região ainda apresenta bastante áreas preservadas, e outras já modificadas pela ação do homem , percebe-se que ainda existem muitas áreas preservadas, facilitando o trabalho dos professores, no entanto há diversos tipos de impactos ambientais dentre estes estão: falta de saneamento básico que envolve a manutenção das estradas e o armazenamento de lixo, grande extração de areia e plantação de mandioca e carvão na roça, desmatamento todos ocasionados pela ação do homem sobre a natureza assim como em outros locais. Visto a importância de se trabalhar temas sobre Educação Ambiental desde as séries iniciais, visando adultos mais conscientes do seu papel na sociedade. A Educação Ambiental surge como uma necessidade das sociedades contemporâneas, na medida em que as questões socioambientais têm sido cada vez mais discutidas no meio social, em decorrência da gravidade da degradação do meio natural e social.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Andre Luiz Da et al.. UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO ACARÁ: O DESAFIO DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO ACARÁ... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29952-UMA-ANALISE-SOBRE-A-EDUCACAO-NA-REGIAO-DO-ACARA--O-DESAFIO-DE-TRABALHAR-A-EDUCACAO-AMBIENTAL-NAS-SERIES-INICIAIS-D. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes