EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UMA AVALIAÇÃO ONLINE DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UMA AVALIAÇÃO ONLINE DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Autores
  • Thiago Freitas da Ponte
  • Herleson Paiva Pontes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Sistemas de Informação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29920-EXPERIENCIA-DO-USUARIO-EM-UMA-AVALIACAO-ONLINE-DE-UMA-UNIVERSIDADE-DE-FORTALEZA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
experiência do usuário. usabilidade. prova online. avaliação acadêmica. ensino a distância.
Resumo
A velocidade com que novos sistemas são lançados no mercado, aliado com a demanda da academia como do mercado, faz necessário que estes passem pela avaliação da interação do usuário com a interface de tais sistemas. A usabilidade não é uma qualidade intrínseca de um sistema, mas depende de um acordo entre as características de sua interface e as características de seus usuários ao buscarem determinados objetivos em determinadas situações de uso. É neste tocante que se faz necessário avaliar se os objetivos inicialmente propostos quando da criação do sistema, foram realmente alcançados, ou seja, a utilização do mesmo é dada de maneira a trazer benefícios tanto para o professor, que aplica a avaliação, como para os alunos, no sentido do sistema facilitar e auxiliar, de forma clara e concisa, a execução da avaliação. A intenção na utilização desses sistemas seria a sua facilidade de manuseio, e a sua abrangência, no que diz respeito a quantidade de pessoas que teriam acesso, em contraste com os métodos clássicos da abordagem acadêmica. Diferente de uma avaliação acadêmica comum, a ferramenta objeto desse estudo, é realizada em um ambiente de ensino a distância, ou seja, o aluno para realizar a prova deve acessar um sistema de informação localizado na web, sem a necessidade de estar presencialmente em uma sala de aula. O objetivo geral deste trabalho é avaliar os recursos oferecidos pela ferramenta em estudo, para a realização de uma avaliação acadêmica, na modalidade de ensino a distância. Já com relação aos objetivos específicos, tentaremos definir qual seria a melhor estratégia para aplicação de uma avaliação, no que diz respeito ao tempo reservado para a execução do teste. Com base nos questionários aplicados, quais foram os recursos já implementados que facilitaram o uso da ferramenta por parte dos alunos. Ao longo do trabalho iremos listar os recursos multimídia disponíveis a fim de melhorar a interação dos alunos com a avaliação. Dentre eles podemos citar imagens, vídeos, animações, recursos estes que podem facilitar o entendimento do conteúdo por parte do aluno. E por fim coletaremos e iremos propor melhorias de redesenho do sistema de avaliação, com base no feedback do alunos, nos dados apurados dos questionários através de gráficos e tabelas. A pesquisa realizada tomou como base um software criado para a execução das chamadas ‘provas online’. Ele foi disponibilizado para algumas turmas do curso de Medicina de uma Universidade de Fortaleza. Após realizarem uma avaliação, era pedido a todos os alunos que, caso tivessem interesse, respondessem a um questionário de dez perguntas a respeito da ferramenta utilizada na aplicação da prova. Este questionário foi baseado nas dez heurísticas de Nielsen, sobre a usabilidade do sistema. Após a analise do conteúdo estudado, já podemos identificar alguns resultados: as instruções presentes são suficientes para que um aluno realize a avaliação, mesmo sem conhecimentos prévios dos procedimentos necessários para sua realização. Não foi necessário nenhum treinamento ou demonstração prévia da ferramenta e seus recursos para que quase a unanimidade dos alunos pudessem realizar suas provas, com o mínimo de auxílio dos professores.O tempo de execução desta avaliação necessita ser o mesmo de uma avaliação convencional impressa. Os sistemas de informação avançaram bastante nas últimas décadas, mas para a realização de uma avaliação acadêmica, verificamos que o aluno necessita do mesmo grau de concentração e tempo para responder as questões.A quantidade de recursos apresentados é suficiente para atender a presente necessidade dos professores. Eles auxiliam na execução da avaliação ao invés de tirar a atenção do aluno, como algumas pessoas podem pensar. A interface do software ajuda a simular a experiência real de fazer uma prova impressa.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PONTE, Thiago Freitas da; PONTES, Herleson Paiva. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UMA AVALIAÇÃO ONLINE DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29920-EXPERIENCIA-DO-USUARIO-EM-UMA-AVALIACAO-ONLINE-DE-UMA-UNIVERSIDADE-DE-FORTALEZA. Acesso em: 29/03/2024

Even3 Publicacoes