PTSI – PLATAFORMA DE TREINAMENTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

DOI
10.29327/13455.7-7
Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PTSI – PLATAFORMA DE TREINAMENTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Autores
  • Diego Ferreira Andrade
  • Herleson Paiva Pontes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Sistemas de Informação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29918-PTSI--PLATAFORMA-DE-TREINAMENTO-DE-SEGURANCA-DA-INFORMACAO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Segurança; Aprendizado; Inovação;
Resumo
Introdução – A área da segurança da informação é uma das que mais cresce no mundo. Acredita-se que em breve será uma das atividades profissionais mais procuradas. Isso ocorre devido, principalmente, aos avanços tecnológicos os quais a humanidade está vivendo. Atualmente, a informação é o maior bem que pode-se obter e é por conta disso que a segurança da informação vem ganhando bastante espaço. Desde 2014 o ramo da segurança da informação tem sofrido com ataques cada vez mais sofisticados, gerando uma grande dor de cabeça para os profissionais que atuam nessa área. Incentivado por esses motivos resolveu-se desenvolver uma pesquisa para descobrir quais seriam os principais motivos desses acontecimentos, através dessas pesquisas pode-se perceber que existia uma deficiência nas didáticas utilizadas, pois muitos dos profissionais que se formavam na área conheciam muito da teoria, porem pouco da pratica, ou então o inverso, sendo assim, não existindo um balanceamento do conteúdo. Sendo assim, fora proposto uma solução que pudesse vir a passar ensinamentos através de problemas lógicos, conceituais e práticos, para que esses profissionais possam vim a ter uma maior vivencia com a área, trazendo assim uma experiência mais próxima possível do mundo real. Objetivo – O estudo aqui desenvolvido tem como principal objetivo analisar estudar e aplicar estratégias de jogos através da criação de uma plataforma de estudo que simule um ambiente real, a fim de melhorar os conhecimentos práticos e teóricos de alunos e profissionais que pretendem adquirir novas experiências no ramo da segurança da informação. Metodologia – Através das pesquisas realizas surgiu a ideia do desenvolvimento de uma plataforma de ensino que contivesse esse balanceamento dentro de um ambiente controlado. Acredita-se que uma plataforma de ensino de segurança da informação irá auxiliar o professor a lecionar e avaliar de forma mais prática e funcional seus alunos, podendo visualizar como o mesmo se sairiam ao ter que enfrentar um desafio proposto que simule uma situação próxima do real. Essa plataforma também irá explorar diversos aspectos educativos como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades funcionais dos alunos. Entretanto a plataforma não poderá ser a única e exclusiva responsável pelo aprendizado dos alunos, pois seu objetivo é servir como uma forma de auxílio, então a ideia de sua usabilidade é de complementar e oferecer mais uma forma de aprendizado para que tenhamos cada vez mais profissionais capacitados. Desenvolvimento – Os problemas apresentados na plataforma utilizarão estratégias de jogos fazendo com que o aluno jogue contra o suposto invasor para assim defender seu ambiente de trabalho e então manter suas informações seguras. Caso o aluno não consiga solucionar o problema proposto à plataforma deverá demonstrar a solução correta. Durante a execução da plataforma se fará necessário à presença de um professor, pois ele será o responsável por realizar o acompanhamento e avaliar todo o processo de aprendizado do aluno. Acredita-se que com o uso dessa plataforma terá influência de forma positiva na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, já que atualmente esses tipos de cursos não focam muito na prática, mas sim na teoria. É aí que a plataforma deve entrar, assim complementando e fazendo com que os alunos possam colocar o que estão aprendendo na teoria em prática. Outro quesito importante é que a plataforma propõe que durante o processo de aprendizado, seja à hora em que o aluno poderá cometer erros. Sendo assim, o aluno aprenderá através de seus erros e também com os feedbacks dados pela plataforma e pelo professor. Considerações Finais – Se espera que a plataforma seja capaz de auxiliar o professor a acompanhar e identificar quais as dificuldades apresentadas por seus alunos, podendo assim gerar feedbacks a fim de solucionar as dificuldades apresentadas, afim de resolver os problemas da melhor forma.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ANDRADE, Diego Ferreira; PONTES, Herleson Paiva. PTSI – PLATAFORMA DE TREINAMENTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29918-PTSI--PLATAFORMA-DE-TREINAMENTO-DE-SEGURANCA-DA-INFORMACAO. Acesso em: 27/04/2024

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