A CURVA DO ESQUECIMENTO E O APRENDIZADO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
A CURVA DO ESQUECIMENTO E O APRENDIZADO
Autores
  • FRANCISCA ELIZANGELA GOMES MILITAO
  • Renato Rafael Costa Lima
  • Silvana Maria Araújo Lima
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29909-A-CURVA-DO-ESQUECIMENTO-E-O-APRENDIZADO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Curva,Aprendizado,Informação
Resumo
INTRODUÇÃO: Desenvolvido por um psicólogo alemão chamado Herman Ebbinghaus em 1885, a curva do esquecimento(Forgeting Curve) ilustra a capacidade do nosso cérebro em armazenar uma informação recém adquirida. Ebbinghaus  conseguiu através de várias experiências, mensurar o efeito do tempo na memória A curva do esquecimento nos alerta para algo que, por vezes, negligenciamos:O poder da revisão METODOLOGIA: Foi utilizado para a metodologia desse estudo uma revisão de literatura. Técnica que utiliza uma forma de pesquisa que utiliza fontes bibliográficas e eletrônicas de outros autores para obtenção de resultados de pesquisa para uma fundamentação teórica do assunto proposto. RESULTADOS: O ponto “A” ocorre quando você reteve toda a informação acerca de um determinado assunto, no final de uma aula por exemplo. Agora, perceba que, com o passar do tempo, aquela informação que você reteve vai se perdendo rapidamente: No ponto “B”, passados apenas dois dias, se você não fizer revisão alguma, estará sabendo apenas cerca de 30% da aula.  A o final do sexto dia, restarão menos de 5% da informação original.A curva do esquecimento nos alerta para algo que, por vezes, negligenciamos: O poder da revisão. Verifique agora  o ponto “C”, ele representa a primeira revisão da aula e a linha verde demonstra uma nova curva do esquecimento. Observe que a informação fica retida por um tempo bem maior: se em dois dias você perde 70% da aula que aprendeu,  caso se faça uma revisão do assunto, o intervalo de tempo passa a ser de 5 dias para se chegar ao mesmo patamar. O ponto “D” representa uma segunda revisão e o “E” uma terceira revisão (perceba que neste estágio, o tempo quase não influencia na  perda da informação CONCLUSÃO:Use a curva do esquecimento ao seu favor. Faça a primeira e a segunda revisão em um espaço de tempo mais curto e daí passe a aumentar o intervalo progressivamente. Dessa forma você conseguirá reter uma maior quantidade de informações gastando menos tempo. Descritores: Curva,Aprendizado,Informação
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MILITAO, FRANCISCA ELIZANGELA GOMES; LIMA, Renato Rafael Costa; LIMA, Silvana Maria Araújo. A CURVA DO ESQUECIMENTO E O APRENDIZADO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29909-A-CURVA-DO-ESQUECIMENTO-E-O-APRENDIZADO. Acesso em: 26/04/2024

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