PROCESSO DE ENTRADA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NUMA COMUNIDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: UM ENSAIO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PROCESSO DE ENTRADA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NUMA COMUNIDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: UM ENSAIO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.
Autores
  • José Jardeson Martins de Vasconcelos
  • Isadora Dias Gomes
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29898-PROCESSO-DE-ENTRADA-DE-ESTUDANTES-DE-PSICOLOGIA-NUMA-COMUNIDADE-SITUADA-NO-MUNICIPIO-DE-FORTALEZA--UM-ENSAIO-EM-PS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Psicologia, Comunidade, Vulnerabilidade, Transformação.
Resumo
Durante o semestre letivo de 2015.2 os alunos da disciplina de Estágio Específico I da ênfase Psicologia, Sociedade Civil e Direitos Humanos do Curso de Psicologia da Fanor | DeVry foram dirigidos a desenvolver atividades numa comunidade próxima a essa faculdade. Diante das diversas experiências vividas pelo grupo, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a práxis da psicologia comunitária, com foco nas dificuldades comunitárias e de ação da psicologia. A comunidade fica localizada vizinha ao campus Dunas da Fanor, na Regional II de Fortaleza e apresenta dificuldades socioeconômicas, de saúde, de moradia, educação, saneamento básico, dentre outros facilmente identificados. Considerada pela Prefeitura de Fortaleza como área de risco I devido à erosão geográfica e o aterramento de uma lagoa – que dá o nome à comunidade, o Gengibre fica próximo ao bairro residencial, a Cidade 2000, separados apenas por uma rua. Assim, o grupo delimitou como primeiro objetivo a inserção a construção do vínculo no local, para, no próximo semestre, desenvolver atividades mais específicas com os moradores, no intuito de efetivar a prática em psicologia comunitária. Todavia, algumas temáticas também foram investigadas, tais como: situações de conflito, potencialidades da comunidade, situações de vulnerabilidade e redes de apoio. Considerando a psicologia comunitária como uma área da Psicologia Social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar, entendemos os moradores como sujeitos históricos e buscamos o desenvolvimento da consciência. Isto é: o propósito da Psicologia Comunitária é facilitar momentos de reflexão sobre a condição do sujeito. Comunidade, então, não é apenas o espaço geográfico ou psicossocial, mas o lugar onde grande parte da vida é vivida. Assim, para facilitar o processo de entrada numa comunidade, geralmente utiliza-se de parceiros (ONGs, serviços públicos, atividades acadêmicas) que já estejam lá. No nosso caso, utilizamos o programa Bons Vizinhos – atividade multidisciplinar de extensão da Fanor Devry – como essa ponte de vinculação. Após um mês de contato com os moradores para conhecer mais a realidade da comunidade, foi dado mais um passo com a proposta de aplicação de um questionário que avaliasse o sentimento de comunidade, motivado pela identificação de grande quantidade de grade nas casas. Além disso, o questionário teve o objetivo de facilitar o contato da equipe com os moradores, trazendo algum suporte ou tema a ser trabalhado posteriormente. Após mais de um mês de aplicação do questionário foram notadas algumas resistências em conseguir a participação dos moradores. Fizemos uma atividade para a devolutiva dos resultados da pesquisa, no entanto, poucas pessoas participaram e isso fez a gente repensar o que havíamos feito até o momento. Passamos então a mapear as redes de apoio à comunidade para através delas conseguir firmar a nossa presença e desenvolver atividades com os moradores. Nessa nova etapa visitamos a escola e a Unidade Básica de Saúde, localizados na Cidade 2000. Ao final do semestre levantamos vários pontos que poderiam ser trabalhados, mas encontramos uma grande dificuldade em mobilizar os moradores para as planejadas. A situação apresentada mobilizou um reposicionamento importante da equipe, na busca de visualizar outros condicionantes que estavam dificultando à nossa efetiva inserção na comunidade. Assim, concluímos que nesse estágio pudemos acompanhar de perto a dinâmica de uma comunidade que se encontra com grandes dificuldades socioeconômica e demográfica de sobrevivência. Vimos que as dificuldades são grandes, a desigualdade é imensa, no entanto, as políticas públicas precisam chegar até os moradores, como uma tentativa de minimizar o sofrimento calhado. Através disso, imaginar uma atuação em psicologia comunitária na graduação é uma experiência única e desafiadora e pensamos que esse exercício é válido quando acreditamos numa proposta de mudança social das adversidades.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

VASCONCELOS, José Jardeson Martins de; GOMES, Isadora Dias. PROCESSO DE ENTRADA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NUMA COMUNIDADE SITUADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: UM ENSAIO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29898-PROCESSO-DE-ENTRADA-DE-ESTUDANTES-DE-PSICOLOGIA-NUMA-COMUNIDADE-SITUADA-NO-MUNICIPIO-DE-FORTALEZA--UM-ENSAIO-EM-PS. Acesso em: 25/04/2024

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