A EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE DE MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE DE MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
  • Lucas Gonzaga da Silva
  • Maria Monalis De Lima
  • Felix Cariri de Franca Neto
  • MARCOS SOUSA DE PAULO
  • WILTON PORTELA GOMES
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29894-A-EXPERIENCIA-DA-ATIVIDADE-DE-MONITORIA-ACADEMICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria. Enfermagem. Prática. Experiência.
Resumo
Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem estabelecida dentro da formação acadêmica. Sendo avaliada como um instrumento que vise ter uma articulação e melhor entendimento dos discentes, criando um paralelo entre a teoria e a pratica, fortalecendo seus conhecimentos teórico-prático, além de despertar interesses pela pesquisa, e para o monitor é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade. Promove ao discente um auxílio no processo de ensino-aprendizagem, preparando-o a exercer um raciocínio crítico sobre os conteúdos ministrados, colaborando para maior domínio teórico-prático, aumento da segurança, habilidade e autoconfiança. Objetivo: Relatar a importância da monitoria, como apoio a atividade acadêmica, promovendo o interesse e a participação dos estudantes. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência, procedente da realização da monitoria de Procedimentos Básicos em Enfermagem, que discorre sobre a influência da monitoria para a fixação de conteúdos e sucesso na prática de estágios no que tange a biossegurança, postura, conhecimentos teóricos e execução dos procedimentos. Resultados e Discussão: Observou-se que a monitoria agrega muitos conhecimentos aos discentes para auxílio em sua trajetória acadêmica, pois se torna um espaço a mais durante a formação para discussão e reforço da aprendizagem. Foi possível perceber que através das monitorias, os acadêmicos têm um melhor aperfeiçoamento das suas habilidades técnicas, desenvolvendo a destreza manual, a segurança, a ética, a sua capacidade de observação, conhecimentos, memorização dos conteúdos estudados em sala de aula, do conhecimento, maior afinidade com o manuseio de materiais e equipamentos, correlacionando assim a teoria com a prática. Percebe-se que a monitoria também contribui na qualidade do ensino oferecido pela faculdade, pois permite a troca de saberes entre os acadêmicos. Conclusão: Ser monitor é uma experiência enriquecedora na qual me permite compartilhar saberes, novas técnicas e experiências, exigindo assim maior estudo, habilidades, preparo e autoconfiança. Contribuindo para o desenvolvimento dos acadêmicos da graduação em enfermagem, bem como despertar e confirmar o desejo para a vida docente. Além disso, proporcionam tanto ao aluno como ao monitor experiências positivas, as vivências adquiridas por ambos contribuem para a formação de um profissional de Enfermagem mais capacitado, seguro e hábil.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Lucas Gonzaga da et al.. A EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE DE MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29894-A-EXPERIENCIA-DA-ATIVIDADE-DE-MONITORIA-ACADEMICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes