O PAPEL DA MONITORIA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO GRADUANDO COM VISTAS À DOCÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
O PAPEL DA MONITORIA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO GRADUANDO COM VISTAS À DOCÊNCIA
Autores
  • Samanta Alves Ramos de Oliveira
  • Maria Monalis De Lima
  • Brenda Verissimo Ferreira
  • MARCOS SOUSA DE PAULO
  • Luara Sofia SIlva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29891-O-PAPEL-DA-MONITORIA-NA-ATUACAO-PROFISSIONAL-DO-GRADUANDO-COM-VISTAS-A-DOCENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Relato de Experiência, Anatomia, Monitoria, Docência.
Resumo
Introdução: A monitoria é uma atividade realizada nas Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de colaborar de forma efetiva com o ensino dos discentes, aprimorando o seu desempenho na disciplina. O enfermeiro deve ser depositário de uma formação integrada, agregando os diversos conhecimentos, atividades oferecidas e exercitação do conteúdo assimilado. Portanto, para a sua preparação acadêmica a monitoria é de fundamental importância, pois reforça o aprendizado ao unir a teoria e a prática. A disciplina de Anatomia Humana foi inserida no curso de Enfermagem pela Portaria nº 1.721, 15 de dezembro de 1994, que envolve bases indispensáveis para o melhor aprendizado, entendimento e desenvolvimento das outras disciplinas da grade curricular. Essa matéria aprimora o conhecimento técnico-científico e acompanha o acadêmico desde o início da sua formação até na sua vivência como profissional atuante. O monitor desempenha atividades de apoio pedagógico ao docente, reforça os conteúdos associados às peças anatômicas, torna mais dinâmico a revisão dos conteúdos, esclarece dúvidas e dificuldades. Para isso o aluno-monitor deve ser dotado de algumas competências, capacidade em articular e mobilizar conhecimentos, conhecimento da matéria, atitudes e habilidades para o desempenho de suas atribuições. Isso irá proporcionar um espaço agradável para os alunos e um ensino diferenciado o qual irá atingir os efeitos desejados de participação e absorção da matéria. Ao exercer a função de monitor há o ganho intelectual por revisar o assunto, nas relações interpessoais trocando conhecimentos com os alunos e principalmente com o docente da disciplina. É uma oportunidade para desenvolver habilidades para à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e experimenta-la de forma amadora. Objetivo: Refletir sobre a importância da experiência de ser monitor quanto a uma possível escolha profissional pela docência no desempenho da monitoria de Anatomia Humana no curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da vivência de discentes monitores da disciplina de Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP/DeVry, na cidade de Caruaru, no período de 01 de Outubro a 19 de Dezembro de 2014. A seleção dos monitores foi realizada previamente pelo professor da disciplina, através de uma prova escrita, entrevista oral, análise da média final na disciplina e avaliação do histórico acadêmico. A carga horária era de 8 horas semanais, e as atividades de monitoria foram realizadas no laboratório de Anatomia Humana. Resultados: Observou-se que a monitoria agrega muitos conhecimentos aos discentes para auxílio em sua trajetória acadêmica, pois se torna um espaço a mais na IES para discussão e reforço da aprendizagem. Possibilita o contato com outros alunos, uma maior autoconfiança, a troca de experiências e a partir disso a identificação com o exercer da docência. Permeia a responsabilidade pelo horário, a fixação do conteúdo e uma possível especialização na matéria escolhida. A aproximação com o docente reforça o contato maior com a área e uma vivência mais integrada na IES. Dessa forma, foram despertadas certas habilidades acadêmicas, aptidões para o exercício da docência e uma possível área de atuação ao término da graduação. Conclusão: Proporcionou uma grande relevância pessoal e nos alunos participantes, pois ao término relataram a importância para o aprendizado e bom desempenho das avaliações. A oferta aos aprovados nos programas de monitoria torna-se crucial para a descoberta da vocação, ou não, pela docência, e assim, posteriormente, possam tornar-se profissionais satisfeitos com a profissão escolhida. Diante disso, percebe-se a necessidade do aluno enquanto graduando passar pela experiência de ser monitor para o desenvolvimento de um profissional crítico e para ter mais uma opção como escolha profissional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Samanta Alves Ramos de et al.. O PAPEL DA MONITORIA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO GRADUANDO COM VISTAS À DOCÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29891-O-PAPEL-DA-MONITORIA-NA-ATUACAO-PROFISSIONAL-DO-GRADUANDO-COM-VISTAS-A-DOCENCIA. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes