APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FILA DO TIPO: CHEGADAS ALEATÓRIAS, ATENDIMENTO DETERMINÍSTICO E UM CANAL DE ATENDIMENTO EM UM NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FILA DO TIPO: CHEGADAS ALEATÓRIAS, ATENDIMENTO DETERMINÍSTICO E UM CANAL DE ATENDIMENTO EM UM NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE.
Autores
  • Marisol Virginia de Oliveira
  • silvia karoline moreira de souza
  • ANA PAULA DE CASTRO MOREIRA
  • Raimundo Nonato Castro da Silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29885-APLICACAO-DE-UM-MODELO-DE-FILA-DO-TIPO---CHEGADAS-ALEATORIAS-ATENDIMENTO-DETERMINISTICO-E-UM-CANAL-DE-ATENDIMENTO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Atendimento, Filas, MD1
Resumo
Em muitas situações as filas é o primeiro contato de um cliente com uma instituição, e na maioria das vezes, é vista como um perca de tempo e causando muitos transtornos, dessa forma deve-se tomar medidas que possam amenizar esses transtornos, para que esse momento venha a ser preenchido com alguma atividade, respeitando as particularidades de cada fila. Segundo Andrade (2002): Um dos sintomas mais frequente de funcionamento deficiente de um sistema é o congestionamento de clientes. Se o total e o tempo entre clientes esperando atendimento, numa biblioteca, por exemplo, for grande, são indícios de que o total de atendentes pode estar subdimensionado. Dessa forma é importante entendermos o comportamento das filas, pois é através da Teoria das Filas para que possamos estimar dois componentes básico das filas: O tamanho médio da Fila e o Tempo Médio de Espera. Os modelos de filas analisado no presente estudo é do tipo: Chegada Aleatória, Atendimento Determinístico com um Canal de Atendimento, esse modelo é do tipo: M/D/1. Num primeiro instante foi estimada a taxa de congestionamento ?=µ/?, onde o µ: representa a taxa de atendimento e ? : a taxa de chegada, para estimar a taxa de chegada, utilizou-se o seguinte método, escolheu-se o horário entre: 09:00 e 09:30 a cada três pessoas que chegavam na fila, uma pessoa era escolhida e verificava-se o tempo na entrada e quando a pessoa era atendida encerava-se o cronometro, da mesma forma quando o atendente começava o atendimento o tempo era iniciado e ao terminar o cronômetro era encerrado, a partir desse instante tinha-se a taxa de atendimento e a taxa de chegada, como o ?<1 não havia formação de fila infinita, então passou-se para a estimação da fila média, sendo a mesma de 6 pessoas, em seguida foi medido o tempo médio de espera na fila que foi de 9 minutos e por fim o tempo médio de espera no sistema foi de 15 minutos, com o isso sugeriu-se que num primeiro instante seja criado um nível de prioridade no atendimento de acordo com a necessidade de atendimento, e aqueles de nível mais elevado que seja direcionado um maior número de atendentes e que os que possuírem maior agilidade, sejam direcionados para esse tipo de atendimento, além disso, deve-se procurar um monitoramento permanente, para que o grau de congestionamento nunca passe de 0,87, pois com esse grau de congestionamento a fila média é de 18 pessoas, com um tempo entre atendimento de 16 minutos, o que ocasiona um tempo médio no sistema de 25 minutos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Marisol Virginia de et al.. APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FILA DO TIPO: CHEGADAS ALEATÓRIAS, ATENDIMENTO DETERMINÍSTICO E UM CANAL DE ATENDIMENTO EM UM NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29885-APLICACAO-DE-UM-MODELO-DE-FILA-DO-TIPO---CHEGADAS-ALEATORIAS-ATENDIMENTO-DETERMINISTICO-E-UM-CANAL-DE-ATENDIMENTO. Acesso em: 19/04/2024

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