A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL AYRTON SENNA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL AYRTON SENNA
Autores
  • FRANCISCA DAIANE BEZERRA DA SILVA CHAGAS
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29851-A-PRATICA-PEDAGOGICA-E-O-AEE-NA-SALA-DE-RECURSOS-MULTIFUNCIONAIS-DA-ESOLA-MUNICIPAL-DE-ENSINO-INFANTIL-E-FUNDAMENT
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Pratica Pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.
Resumo
O presente trabalho apresenta a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da Escola Municipal Ayrton Senna, da Rede Municipal de Belém -RMEB, localizada em um bairro periférico da referida cidade. Objetiva relatar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em relação aos alunos que apresentam necessidades especiais e como pode contribuir com os profissionais do ensino para a efetivação de práticas inclusivas. A Resolução CNE/CEB nº 04 de 2009 que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado- AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. O AEE visa à autonomia, independência e emancipação dos alunos com deficiência, organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras e possibilitem o acesso ao currículo, aos espaços físicos, à comunicação de acordo com a necessidade de cada aluno, promovendo a sua formação integral (MEC, 2007). O trabalho do professor da SRM também consiste em realizar uma ação específica para ajudar o aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habildades/superdotação a agir de modo estruturado no ambiente escolar e fora dele, considerando as especificidades desse aluno. Especificidades que dizem respeito, por exemplo, às barreiras linguísticas, cognitivas, conceituais, físicas, visuais, dentre outras. O AEE se efetiva a partir de uma avaliação diagnóstica diferencial, por meio de um estudo de caso, que possibilita o reconhecimento das potencialidades e necessidades pessoais do aluno e, daí, traçar estratégias pedagógicas que sustentem a inclusão escolar do aluno. Este atendimento deverá se articular com as atividades desenvolvidas na sala comum do ensino regular, ao longo de todo o processo de escolarização. Pretende- se mostrar a partir de nossa prática na escola, por cotidianamente identificarmos a necessidade de proporcionar discussões acerca da função da Sala de Recursos Multifuncionais e especificar meios de atendimento aos alunos com deficiência. Para esse estudo, descrevemos as ações interventivas junto aos alunos com deficiência (AEE, avaliações, assessoramento aos alunos), bem como pais e responsáveis, professores e equipe gestora. Acreditamos que este estudo adquire relevância pelo redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas, que levam em consideração as legislações vigentes no Brasil voltado às pessoas em situação de deficiência. Assim, é nosso objetivo sistematizar pesquisa realizada durante a prática pedagógica no espaço da SRM, bem como apresentar sumariamente os resultados deste trabalho frente ao desafio de manter o diálogo com os educadores e orientar práticas pedagógicas que tenham por base a inclusão indistinta de todos os sujeitos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CHAGAS, FRANCISCA DAIANE BEZERRA DA SILVA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL AYRTON SENNA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29851-A-PRATICA-PEDAGOGICA-E-O-AEE-NA-SALA-DE-RECURSOS-MULTIFUNCIONAIS-DA-ESOLA-MUNICIPAL-DE-ENSINO-INFANTIL-E-FUNDAMENT. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes