IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Sthephane Karla Silva Santana
  • Williana de Souza Costa
  • Rubielson Correia Silva
  • Ramon Jefferson Batista da Silva
  • Smith Narciso da Silva
Modalidade
Artigo
Área temática
Logística
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29841-IMPLANTACAO-DA-GESTAO-DA-QUALIDADE-NO-ENSINO-SUPERIOR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Gestão de qualidade no ensino superior. Garantia da qualidade no ensino superior. ISO: 9001:2008.
Resumo
O nosso tema procura analisar as ferramentas utilizadas na gestão de qualidade no ensino superior de uma forma geral, utilizando suas técnicas para uma melhor satisfação de seus clientes. Para Juran (1941), um dos gurus da qualidade, para se chegar a qualidade, precisa-se dos seguintes métodos: Planejamento, controle e aperfeiçoamento; e serão esses métodos que utilizaremos para analisar a qualidade na instituição de ensino superior. Esse tema não envolve somente o meio acadêmico, mas tem um envolvimento da sociedade e da política. Em meio a nossa crise, o que importa ainda não são os valores propícios para o ensino, mas a qualidade existente na instituição. Pela lei de nº 38/2007, de 16 de agosto, que trata da Garantia da qualidade no ensino superior, é que concretamente as instituições de Ensino Superior são obrigadas a mudarem suas estratégias, para que seja aplicado um sistema adequado, eficiente e eficaz. Essa mudança surgiu da necessidade do Instituto Superior se adequar aos requisitos exigidos pela Agência de avaliação e Acreditação do sistema de Gestão da qualidade em Instituições de Ensino Superior, tendo como necessidade implementar este sistema no instituto superior de Educação e Ciências, baseado no referencial normativo ISO: 9001:2008. Apesar da grande maioria das empresas mundiais buscarem a melhoria contínua da qualidade, ainda existem países (principalmente os menos desenvolvidos) que precisam evoluir bastante nesse assunto, como por exemplo o Brasil. A implantação da gestão de qualidade nas universidades é primordial não só para a evolução da empresa, mas também para a melhoria de vida dos colaboradores e alunos desta mesma. Com essa estratégia adotada pelas Universidades a própria administração vai se esforçando mais e mais a melhorar a qualidade de vida em seu emprego, e com a boa convivência na empresa os colaboradores vão se empenhando cada vez mais a fazer um bom trabalho e, com isso, transmitindo uma boa relação com os alunos que a essa altura estarão satisfeitos com a sua instituição acadêmica. Conforme Oliveira (2003, p.3) “em se tratando do Brasil ainda há muito o que melhorar em relação a qualidade devido ao atraso no acesso e implantação desses conceitos, que é causado por motivos históricos e econômicos”. A implantação da gestão da qualidade no ensino superior procura resolver problemas relacionados ao bem-estar de seus colaboradores, o nível de qualidade de ensino dos professores com avaliações aplicadas aos alunos das instituições e aos serviços prestados em geral. A qualidade se torna um fator muito competitivo entre as instituições, com a implementação da gestão da qualidade, e colocando em prática elas conseguem atingir um nível satisfatório tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores. Segundo Da Costa Marques (2008, p. 115) ‘’ Atingir a excelência no ensino é hoje um dos grandes objectivos das instituições de ensino superior, e o público-alvo, um factor de competitividade’’. Portanto, esse artigo visa analisar a implantação da melhoria da qualidade nas instituições de ensino superior. É importante manter o controle dessas avaliações por tempos determinados para obter resultados e verificar se estes resultados estão sendo favoráveis às instituições e aplicar também aos estudantes. Concluímos que qualidade de ensino vai além dos investimentos, estruturas, professores e acadêmicos, são planejamentos com metas e objetivos bem especifico e com a colaboração de todos, políticos e sociedade para se atingir a qualidade de ensino no Brasil. Essas são propostas de metodologia para o desenvolvimento e implementação de gestão de qualidade específicos para o meio do ensino superior. O artigo mostrou que a gestão de qualidade sempre será necessária aos colaboradores e o quanto essa qualidade é necessária na melhoria e na resolução de problemas, tendo enfim como objetivo principal a qualidade na gestão do ensino superior.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTANA, Sthephane Karla Silva et al.. IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29841-IMPLANTACAO-DA-GESTAO-DA-QUALIDADE-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

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