RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO DE EXTENSÃO “MATERNIDADE SEGURA - CIÊNCIA, CUIDADO E AMOR”

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO DE EXTENSÃO “MATERNIDADE SEGURA - CIÊNCIA, CUIDADO E AMOR”
Autores
  • Williny Gleisielly Nunes do Nascimento
  • Thamyris Vieira de Barros
  • Larissa Suianny da silva
  • Flaviane Albuquerque
  • Rildely Cavalcante Thomé Dos Santos
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29827-RELATO-DE-EXPERIENCIA--IMPORTANCIA-DAS-ACOES-REALIZADAS-PELO-GRUPO-DE-EXTENSAO-MATERNIDADE-SEGURA---CIENCIA-CUID
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Extensão, Educação em Saúde
Resumo
Introdução: O projeto de extensão “Maternidade Segura - Ciência, Cuidado e Amor” é voltado para a realização de educação em saúde nas unidades básicas à mulheres no período gravídico, em sala de espera durante a consulta pré-natal, visto que há uma enorme necessidade de empoderá-las, juntamente com seus acompanhantes, sobre esse processo. Para que o período gestacional transcorra da melhor maneira, é necessário que, tanto a mulher como o seu acompanhante, estejam instruídos sobre as inúmeras informações que se classificam como cruciais nessa fase, informações estas que são compartilhadas pelos graduandos extensionistas, futuros profissionais. Partindo desse pressuposto, uma equipe multiprofissional é de extrema importância na participação desse período, repassando ciência, cuidado e amor, tendo assim um olhar holístico. Objetivo: Descrever a importância das ações de extensão frente as gestantes e suas famílias sobre os direitos e alterações do processo gravídico-puerperal, através do repasse de conhecimentos de cunho científico, tratando-as, sobremodo, com cuidado e amor, considerando, pois estas características importantíssimas na formação do vínculo com os participantes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência oriundo da participação no Projeto de Extensão “Maternidade Segura – Ciência, Cuidado e Amor”, do Campo Universitário Vale do Ipojuca – UNIFAVIP | DeVry. Onde o grupo de acadêmicos atua com educação em saúde na atenção básica, voltado as gestantes nos dias de pré-natal em ESF do município de Caruaru – PE. Resultados e Discussão: Foi explicado as gestantes sobre o projeto de extensão e seu objetivo, posteriormente, debatidos assuntos propostos voltados a gestação, parto e puerpério, deixando sempre um diálogo aberto para as mesmas poderem expor suas incertezas e opiniões. Nas atividades foram realizadas as aplicações de pré e pós-testes, o que permitiu identificar os conhecimentos que as mesmas possuíam antes e após a discussão proposta, respectivamente. Reforçou-se sobre a importância da presença delas nos momentos de atividades da extensão, pois os mesmos as deixam mais preparadas para a gestação e para possíveis intercorrências que possam vir a ocorrer. Foi identificado um acúmulo de conhecimentos empíricos e errôneos antes da explanação do tema proposto, especificamente nos pré-testes. No entanto, ao responderem os pós-testes, ficou evidente que puderam albergar as informações que lhes fora dadas. Conclusão: Após cada encontro e debate com as gestantes, ficou nítido a importância de atividades como essas, pois por vezes essas mulheres passam por todo o período sem ter conhecimento algum, o que as deixam leigas e aceitando imposições de determinados profissionais e pessoas de seu convívio. Através dos conhecimentos adquiridos tornam-se cônscias de seus direitos e expõem sua opinião com segurança, garantindo que a gestação ocorra da melhor forma possível.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NASCIMENTO, Williny Gleisielly Nunes do et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO DE EXTENSÃO “MATERNIDADE SEGURA - CIÊNCIA, CUIDADO E AMOR”.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29827-RELATO-DE-EXPERIENCIA--IMPORTANCIA-DAS-ACOES-REALIZADAS-PELO-GRUPO-DE-EXTENSAO-MATERNIDADE-SEGURA---CIENCIA-CUID. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes