A INFLUÊNCIA DA HAUTE-COUTURE NA DEMI-COUTURE: COMO AS TÉCNICAS REFINADAS DA ALTA-COSTURA INFLUENCIAM OS ATELIÊS DA SEMI-COSTURA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DA HAUTE-COUTURE NA DEMI-COUTURE: COMO AS TÉCNICAS REFINADAS DA ALTA-COSTURA INFLUENCIAM OS ATELIÊS DA SEMI-COSTURA.
Autores
  • Bruna Camila Do Vale Cunha
  • Camila Osugi Cavalcanti de Alencar
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Design de Moda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29824-A-INFLUENCIA-DA-HAUTE-COUTURE-NA-DEMI-COUTURE--COMO-AS-TECNICAS-REFINADAS-DA-ALTA-COSTURA-INFLUENCIAM-OS-ATELIES-D
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Demi-Couture, Haute-Couture, Consumo, Classe A
Resumo
Com apenas 4 mil clientes abastados, os ateliês de Alta-Costura seguem sendo referência de luxo, requinte e exclusividade na moda mundial, influenciando o mercado do pronto-para-vestir, do fast fashion e da Demi-Couture. Para ser reconhecido pela Chambre Syndicale de la Haute Couture é necessário cumprir uma série de requisitos, como ter um ateliê em Paris, fazer peças sob encomenda, empregar no mínimo 20 funcionários, desfilar duas coleções por ano, dentre outros (DIDIER, 2009). Apesar do termo ser legalmente protegido e controlado, é cada vez mais comum encontrar casas de costura que se intitulam ateliês de Alta-Costura. Mesmo com tal equívoco de nomenclatura nasceu uma nova classe consumidora, que não se encaixava financeiramente na Alta-Costura, mas que queria sentir o prazer de compra de uma peça exclusiva e artesanal. Reconhecida pelo glossário da moda como Demi-Couture, os consumidores da classe A puderam ter acesso as peças que usam as técnicas da Alta-Costura. Sabendo da importância de compreender o público-alvo como reflexo do consumo de moda, o estudo buscou através de pesquisas bibliográficas, observação e estudo de campo conhecer o público consumidor de Demi-Couture no Brasil. A pesquisa foi realizada através de ateliês de Demi-Couture, livros e documentários, tornando perceptível que a motivação do consumidor de classe A não é determinada por preço, e sim, pelo valor empregado na peça com o material de qualidade, a exclusividade, o trabalho artesanal e acabamento único, remetendo toda a magnitude que a Alta-Costura imprime. Os estilistas e designers de moda, para satisfazer essa nova classe emergente, empregam o processo artesanal, principalmente com aplicações de pedrarias, acabamentos manuais e bordados regionais (VOROS, 2013). Pois, se observarmos na antropologia da moda é sempre muito perceptível a preocupação de distinguir as classes sociais (DIDIER, 2009). As exigências gradativamente ficam maiores e as casas de Demi-Couture que não seguem os hábitos e manobras tradicionais da Alta-Costura, logo desaparecem no meio da concorrência. As maisons que se mantém, honram o processo de criação, desenvolvimento, produção e pós venda que disseminam em suas campanhas publicitárias, fidelizam com sucesso a cliente e certamente a genealogia da mesma. Essa fidelização é de extrema importância para os ateliês de Demi-Couture, pois boa parte do seu lucro financeiro vem de encomendas de vestidos sob medida para eventos especiais, como casamentos, formaturas e noites de gala, atendendo consumidores que normalmente não repetem de roupa nessas ocasiões. Dessa forma, observa-se que a Haute-Couture influência o processo criativo, desenvolvimento, produção e pós venda, agregando cada vez mais aos ateliês de Demi-Couture espalhados pelo mundo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CUNHA, Bruna Camila Do Vale; ALENCAR, Camila Osugi Cavalcanti de. A INFLUÊNCIA DA HAUTE-COUTURE NA DEMI-COUTURE: COMO AS TÉCNICAS REFINADAS DA ALTA-COSTURA INFLUENCIAM OS ATELIÊS DA SEMI-COSTURA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29824-A-INFLUENCIA-DA-HAUTE-COUTURE-NA-DEMI-COUTURE--COMO-AS-TECNICAS-REFINADAS-DA-ALTA-COSTURA-INFLUENCIAM-OS-ATELIES-D. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes