AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E DETECÇÃO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E DETECÇÃO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF)
Autores
  • Jhenifer Amanda dos Santos
  • Weverton Honório Gomes
  • Marília Mendes dos Santos
  • Erivania Santos da Silva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29821-ACOES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-PROMOCAO-PREVENCAO-E-DETECCAO-DA-CANDIDIASE-VULVOVAGINAL-EM-UNIDADES-DE-SAUDE-DA-FA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras-chaves: Candidíase Vulvovaginal. Educação em Saúde. Enfermeiro
Resumo
Introdução: A Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma afecção ocasionada por um fungo que acomete vagina e vulva e se manifesta preferencialmente em pacientes imunocomprometidos e/ou aquelas que apresentam hábitos/estilos de vida inadequados. Acredita-se que toda mulher em idade fértil apresentará ao menos um episódio de candidíase durante a vida, devido à vulnerabilidade da flora vaginal associada a fatores de risco. Algumas mulheres por motivos como: assintomatologia, liberdade indiscriminada de se obter antifúngicos, ou vergonha/resistência ao exame citopatológico, acabam negligenciando a doença, aumentando as chances de possíveis complicações e/ou comorbidades. Mediante, torna-se indispensáveis educação em saúde nas USF, visto que irá contribuir para melhoria da saúde e qualidade de vida da população, em especial as mulheres. Objetivo: Objetiva estimular/incentivar adesão às ações de promoção, prevenção e detecção por meio do exame citopatológico como forma de prevenir e detectar as vulvovaginites, principalmente a CVV, como também outros agravos à saúde da mulher, além de orientar quanto às medidas de higiene. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência proveniente da realização de Estágio Curricular em Unidade de Saúde da Família (USF), desenvolvidos por acadêmicos de enfermagem, discutidos durante as reuniões do grupo de Planejamento Familiar que ocorrem mensalmente. Resultados: Percebe-se que a educação em saúde é uma ferramenta de suma importância em saúde pública, principalmente para o enfermeiro, em razão de, levar informações ao público (mulheres) e em contrapartida abrir espaço para esclarecimento de dúvidas no que se refere ao exame citopatológico, diagnóstico, fatores de risco, prevenção e tratamento da candidíase vulvovaginal. Tal prática, empodera profissionalmente o enfermeiro, pois a partir do momento que se reconhece os impasses do seu público, torna-se mais fácil tomar decisões resolutivas. Conclusão: Considera-se atualmente a CVV um problema de saúde pública, visto que atinge significativamente um grande número de mulheres, e que se não detectada e tratada precocemente pode desenvolver complicações em decorrência do processo infeccioso. Portanto, no decorrer das consultas de enfermagem ou mesmo no grupo de planejamento familiar, é de suma relevância questionar as mulheres sobre realização de exame citopatológico, higiene pessoa, hábitos/estilos de vida, práticas sexuais e orienta-las a respeito da candidíase vulvovaginal desmistificando tabus e fortalecendo vínculo de confiabilidade entre profissional e comunidade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Jhenifer Amanda dos et al.. AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E DETECÇÃO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29821-ACOES-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-PROMOCAO-PREVENCAO-E-DETECCAO-DA-CANDIDIASE-VULVOVAGINAL-EM-UNIDADES-DE-SAUDE-DA-FA. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes