CONHECENDO O HISTÓRICO DE ENFERMAGEM COMO UMA FERRAMENTA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
CONHECENDO O HISTÓRICO DE ENFERMAGEM COMO UMA FERRAMENTA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE.
Autores
  • Aline Alves Adriano
  • Aurora Pinheiro do Vale
  • Mariana Silva Freire
  • Adriana Silva Freitas
  • Francisca Adrismara Lopes de Lima
  • Antonia Jordana Felipe Gomes de Brito
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29819-CONHECENDO-O-HISTORICO-DE-ENFERMAGEM-COMO-UMA-FERRAMENTA-PARA-A-SEGURANCA-DO-PACIENTE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem. Segurança do paciente. Ensino superior.
Resumo
INTRODUÇÃO: O histórico de enfermagem é o primeiro passo para a determinação do estado de saúde do paciente e se constitui inserido na primeira fase do processo de enfermagem. Também chamado de investigação, realiza-se uma coleta de dados em busca de informações sobre o estado de saúde de um indivíduo ou coletividade, com o objetivo de identificar as necessidades e problemas para prosseguir as etapas do processo de enfermagem e alcançar uma solução. Sendo assim, o histórico torna-se uma ferramenta eficaz e necessária na sistematização da assistência promovendo segurança ao paciente, determinando um serviço de qualidade, além de prevenir e reduzir a incidência de acontecimentos impróprios pertinentes à assistência nos serviços de saúde. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem durante o desenvolvimento da competência para a realização do Histórico como ferramenta de segurança do paciente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento da competência para a realização do histórico, no período de março de 2016, durante aula de Metodologia da Prática de Enfermagem, em Instituição de Ensino Superior, na cidade de Fortaleza-CE. A experiência foi relatada de acordo com as fases que se seguem: 1. Aula expositiva dialogada; 2. Divisão em grupos e orientação da atividade; 3. Atividade Prática; 4. Reflexão sobre o histórico como ferramenta de segurança. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: 1. Aula expositiva dialogada: A aula foi ministrada pela professora titular da disciplina, utilizando como metodologia de ensino aprendizagem a aula expositiva dialogada apresentando aos alunos uma ferramenta para o exame de informações sobre o estado de saúde, com ênfase no desempenho deficiente ou condições de risco que possam contribuir para os problemas de saúde. 2. Divisão em grupos e orientação da atividade: após a aula os alunos foram divididos em grupos de seis componentes e a professora procedeu com a orientação sobre a atividade proposta. 3. Atividade Prática: realizamos uma breve discussão sobre o conteúdo apresentado e construímos uma cena que foi apresentada para todos os alunos. A cena foi executada por duas componentes do grupo que encenaram uma entrevista com coleta de dados para a construção do histórico. Três grupos realizaram a apresentação. 4. Reflexão sobre o histórico como ferramenta de segurança: foi realizada uma discussão mediada pela professora que nos motivou a refletir acerca da utilização do histórico enquanto ferramenta que favorece processos de trabalhos seguros para o paciente. CONCLUSÃO: o conhecimento adquirido sobre o Histórico de Enfermagem e a realização da atividade prática nos levou a refletir que é de fundamental importância para a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada. Um ponto importante a ser considerado foi metodologia utilizada para a construção do conhecimento, requisito da competência, uma vez que o conteúdo teórico foi ministrado, seguido por uma atividade prática e consolidado por meio de uma discussão com reflexão em grupo o que viabilizou um maior aproveitamento do assunto.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ADRIANO, Aline Alves et al.. CONHECENDO O HISTÓRICO DE ENFERMAGEM COMO UMA FERRAMENTA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29819-CONHECENDO-O-HISTORICO-DE-ENFERMAGEM-COMO-UMA-FERRAMENTA-PARA-A-SEGURANCA-DO-PACIENTE. Acesso em: 28/03/2024

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