CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET E LIGHT ENTRE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE SALVADOR-BA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Paralela)
Título do Trabalho
CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET E LIGHT ENTRE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE SALVADOR-BA.
Autores
  • Cláudia Costa de Araújo
  • LARISSA ALVES DE SOUSA COSTA
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Nutrição
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29818-CONHECIMENTO-SOBRE-PRODUTOS-DIET-E-LIGHT-ENTRE-ALUNOS-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-DE-SALVADOR-BA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
consumo, conhecimento, consumidor, diet, light.
Resumo
O século XXI nos apresenta uma tendência de mudança de pensamento da sociedade no que tange a alimentação. O crescimento do mercado de alimentos diet e light é tão expressivo que, segundo a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos), em 5 anos o mercado brasileiro deste segmento cresceu mais de 200%; esse valor é ainda mais relevante quando comparado ao crescimento do mercado de alimentos convencionais que possui uma média de 5% ao ano. Entretanto, muito embora haja um crescimento exponencial do uso de tais produtos, muitos pesquisadores analisam que a maioria dos consumidores dos produtos diet e light não sabem diferenciá-los, acreditando muitas vezes se tratar de sinônimos. De acordo com a Anvisa, diet é todo alimento formulado ou processado para fins especiais, nos quais se realizam modificações em sua composição com o objetivo de atender às necessidades nutricionais de indivíduos com funções metabólicas ou fisiológicas específicas. Em suma, o termo diet somente pode ser utilizado em categorias específicas de alimentos para fins especiais, conforme Portaria nº 29/1998. Já o termo light é um tipo de Informação Nutricional Complementar que significa reduzido e é utilizada para classificar um alimento que possui uma redução de, no mínimo, 25% no valor energético ou no conteúdo de determinado nutriente quando comparado ao alimento convencional. Desta forma, este trabalho buscou analisar o conhecimento de alunos universitários quanto aos produtos diet e light numa universidade localizada na cidade de Salvador - BA. Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo quantitativa, com coleta de dados através da aplicação de questionário estruturado aplicado aleatoriamente a 53 estudantes. Os resultados demonstram uma fragilidade no acesso à informação sobre os produtos em estudo tanto para os alunos oriundos da área de saúde como para os demais, apresentando, portanto, uma fragilidade no que tange ao conhecimento de conceitos e indicações dos produtos diet e light. A partir do exposto conclui-se que a maior parte dos entrevistados é do sexo feminino, jovem e faz uso dos produtos diet ou light por acreditar que esses são mais saudáveis. Outro fator relevante a ser analisado neste trabalho é a frequência de uso dos alimentos estudados, os alunos participantes relataram, em sua maioria, que fazem consumo de tais produtos pelo menos uma vez por semana, o que pode ser avaliado como uso frequente.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ARAÚJO, Cláudia Costa de; COSTA, LARISSA ALVES DE SOUSA. CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET E LIGHT ENTRE ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE SALVADOR-BA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29818-CONHECIMENTO-SOBRE-PRODUTOS-DIET-E-LIGHT-ENTRE-ALUNOS-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-DE-SALVADOR-BA. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes