GERÊNCIA: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
GERÊNCIA: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR.
Autores
  • Ranile Luene Jacinto Farias
  • Alba Valéria Tenório de Lima Moraes
  • JACKELINE CRISTIANE SANTOS
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29816-GERENCIA--A-INCLUSAO-DESTA-TEMATICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-AREA-DE-SAUDE-NO-ENSINO-SUPERIOR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Gerência, Liderança, Prática Profissional, Competência Profissional
Resumo
Introdução: Gerenciar é uma das principais competências do profissional de enfermagem. Onde, é essencial a aplicabilidade e utilização dos seus conhecimentos teóricos diante das problemáticas existentes, agindo de forma hábil em suas decisões, sendo flexível, criativo, inovador, observador, estimulante frente à equipe e passível de diálogo, pois, são fatores essenciais a favorecer o processo de transformação do cenário assistencial. Mas, quando a liderança da equipe não é assumida, todo o processo de assistência torna-se comprometido, pois, quando nos referimos a uma equipe de enfermagem, é primordial que haja o desenvolvimento de posturas gerenciais e o seu exercício de forma reflexiva, evitando assim sérias rupturas nesse processo. Embora, existam alguns fatores que possam influenciar compulsivamente a capacidade gerencial do enfermeiro, como: os sociais, econômicos, políticos e culturais, além do cooperativismo da equipe, que por sua vez, não pode ser exercida como algo particular. No entanto, sobre o processo de ensino/aprendizagem, é possível identificar que o foco está voltado muitas vezes apenas as práticas assistenciais, não priorizando a inserção nos ensinos e atividades, assuntos relacionados a gerência e posturas gerenciais. Objetivo: Revisar a bibliografia sobre a importância da inserção e priorização da temática gerência, na dimensão das ações teóricas de enfermagem e em sua atuação prática. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, onde a seleção dos artigos foi realizada por três bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis end Retrieval System Online) e BDENF (Base de Dados em Enfermagem), utilizando como descritores no Decs (Descritores em Ciências da Saúde): Enfermagem. Gerência. Liderança. Prática Profissional. Competência Profissional. Foram levados os seguintes critérios de inclusão: Artigos indexados nas bases de dados acima citadas, que estivessem em idioma português durante o período de 2008 a abril de 2016 e foram excluídos os que não atendiam a tais parâmetros. Resultados: Foram encontrados 5 artigos nas bases de dados mas, apenas 3 permaneceram. A bibliografia consultada ressalta a importância da formação dos profissionais enfermeiros dentro de todas as competências gerenciais, desde o processo acadêmico até a educação continuada/permanente, onde, desta forma, o profissional enfermeiro consegue efetivas resoluções, assim como a enfrentamento de qualquer problematização vivenciada. Discussão e Conclusão: A literatura é unânime em afirmar que durante a formação do profissional enfermeiro, um grande déficit é identificado, visto que, ao final do curso, os discentes não se caracterizam como profissionais gerenciadores, mas sim como enfermeiros assistencialistas, onde na maioria das vezes, acabam se tornando subordinados a outros profissionais, abandonando suas competências previstas em leis. E, quando tentam exercer a gerência determinada a eles, é feita de forma centralizada, ou seja, impondo relações de autoritarismo privada de diálogos, gerando conflitos com toda a equipe, de forma a prejudicar a assistência ao paciente. É importante ressaltar, que a palavra gerência é derivada do Latim gerens, que significa “aquele que administra”. Esta consiste no ato de prever e prover, controlar o uso dos recursos no tratamento, observar o funcionamento da assistência, atender as demandas do cuidado, realizar o planejamento e executar as ações.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FARIAS, Ranile Luene Jacinto; MORAES, Alba Valéria Tenório de Lima; SANTOS, JACKELINE CRISTIANE. GERÊNCIA: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29816-GERENCIA--A-INCLUSAO-DESTA-TEMATICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-AREA-DE-SAUDE-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 28/03/2024

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