MONITORIA, UM ALICERCE NA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
MONITORIA, UM ALICERCE NA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • MARCOS SOUSA DE PAULO
  • Giselle Bárbara Silva da Costa
  • Vanessa Heronilda Da Silva
  • Emília Natália Santana de Queiroz
  • Brenda Verissimo Ferreira
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29799-MONITORIA-UM-ALICERCE-NA-VIDA-ACADEMICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria. Enfermagem. Ensino.
Resumo
Introdução: A monitoria é um programa ofertado pela instituição de ensino com o intuito de promover ao discente um auxílio no processo de ensino-aprendizagem, preparando-o a exercer um raciocínio crítico sobre os conteúdos ministrados, colaborando para maior domínio teórico-prático, aumento da segurança, habilidade e autoconfiança. Para esta atividade estão vinculados os principais responsáveis por esse processo, IES – docente – monitor/discente – discente, executando cada um, sua atividade que lhe compete. Objetivo: Redarguir a importância da monitoria, como apoio a atividade acadêmica, promovendo o interesse e a participação dos estudantes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à monitoria e sua aplicabilidade aos acadêmicos de enfermagem, solidificando o conhecimento adquirido em sala de aula. Resultado: Percebe-se que através do programa de monitoria os alunos que estão em constante presença, conseguem aderir melhor o conteúdo, expondo dúvidas e desenvolvendo uma postura de crescimento intelectual, vale também ressaltar que através dela, o monitor sinaliza pontos de dificuldade e acertos dos estudantes, tendo um feedback entre alunos e corpo docente, buscando sempre a constante otimização e aplicabilidade coesa. Cabe ao docente inteirasse por esta prática, exercendo seu papel de apoio ao monitor, exemplificando ideias e buscando uma agradável harmonia. É importante salientar que a prática como monitor exerce grande impacto na vida acadêmica dos mesmos, moldando a prática em oratória, desmitificando o medo em se expor ao publico, estabelecendo maiores horizontes de conhecimento e expansão curricular. Conclusões: A prática de monitoria efetivamente desempenha estupendo importante papel para os monitores e monitorados, abrindo leques de conhecimento e troca de informações preciosas quanto ao conteúdo, capaz de estabelecer vínculos mesmo após o termino do programa. A qualidade no domínio e ascensão se tornam pontos fortes, que devem ser levados adiante por todos que compõe este corpo, trazendo consigo a excelência de um trabalho duradouro.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PAULO, MARCOS SOUSA DE et al.. MONITORIA, UM ALICERCE NA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29799-MONITORIA-UM-ALICERCE-NA-VIDA-ACADEMICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes