ALLCHARGING: O DESIGN DE UM PRODUTO CONCEITUAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
ALLCHARGING: O DESIGN DE UM PRODUTO CONCEITUAL
Autores
  • Marcelo Ramos Marinho
  • Heleno Almeida Lima
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Design de Produto
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29786-ALLCHARGING--O-DESIGN-DE-UM-PRODUTO-CONCEITUAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Tecnologia, Inovação, Eletroeletrônico
Resumo
RESUMO Este relato consiste no desenvolvimento de um produto eletroeletrônico conceitual e modular, tendo como ponto de partida, pesquisa feita com público-alvo composto de profissionais das áreas de design, arquitetura, ilustração, artes, marketing ou pessoas que necessitam trabalhar por longos períodos de tempo longe de uma tomada elétrica em ambientes não-formais. INTRODUÇÃO A necessidade de distanciamento físico-criativo dos ambientes corporativos ou profissionais, é um dos pontos que observamos na dinâmica do trabalho criativo, seja formal ou informal (freelancer).Criativos alegam que ambientes formais não são favoráveis á criatividade (DEWES; NEVES; JUNG, CATEN 2011). O produto AllChanging oferece ajuda a profissionais de criação que necessitam trabalhar em espaço não-formais, onde muitas vezes não há tomadas elétricas para seus gadgets em uso intenso. METODOLOGIA Baxter (2012) diz que o desenvolvimento de um produto conceitual ou inovador sempre deve partir das necessidades do consumidor.Fez-se uso de questionários etnográficos.A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu de dois diferentes autores, tendo como base o método de Processo de Burdek (2012), com feedback, proposto por Bonsipe (1984):Fase 1 – Estruturação do Problema: Estuda o problema e se analisa pontos positivos e negativos.Fase 2: Fundamentação Teórica: Estudo de conceitos adequados à fundamentação do projeto.Fase 3: Intervenção do Design: Uso de conceitos da fase 2 eaplicação de métodos e ferramentas de design. RESULTADOS O produto possui uma espessura de 0,23 cm de altura e 0,45 cm de largura, com uma profundidade de 0,010 cm, de fácil manuseio,um fechamento retrátil e de um material leve, facilitando assim o transporte do dispositivo por forma modular. Possui também 6 entradas USB 3.0 com uma transferência de dados de 4,8 Gbps (600 MB/s) cada, com um display em LED, um trackpadque acompanha uma pen para as pessoas que gostam de fazer ilustrações,servindo também como TouchPadsensível ao toque. Possui um sistema de carregamento por 3 módulos (7.800mAh cada), sem fio através de wireless, eliminando o uso de fios. O Allcharging pode carregar mais de um dispositivo simultaneamente, ainda conta com um sistema de comunicação entre dispositivos através de Wi-fi e ou bluetooth. O dispositivo pode ser carregado através de um carregador de celular (de 5 a 10w) ou porta USB de notebooks e computadores. DISCUSSÃO A partir da pesquisa como o usuário, e a extração de requisitos que vão de encontro às necessidades, desejos e valores percebidos pelo usuário. Fez-se uso de tecnologias e técnicas de design de projeto no desenvolvimento desta nova proposta de produto conceitual. Observamos a necessidade o consumidor deste produto, em estar cada vez mais conectado, foi imprescindível, que esse novo dispositivo tivesse fácil manuseio, fosse pratico ao consumidor em seu trabalho em ambientes não-formais. Também buscamos que este produto que aglutinasse diversas funções em um só dispositivo. Que pudesse ser utilizado como um TouchPad, um carregador de energia para dispositivos móveis, e que também ajudasse na troca de informações via Wi-Fi, Bluetooth e/ouNFC. CONCLUSÃO O desenvolvimento deste produto conceitual pode favorecer o surgimento de novos estudos para a pesquisa de produtos conceituais e soluções de apoio a consumidores/usuários que utilizando seus gadgets além do espaço dos escritórios e empresas. As constatações percebidas durante o processo do projeto, aqui apresentadas sob a forma de relato poderá, no futuro sofrer modificações para se adequar à novas tecnologias que venham somar e melhorar o desempenho deste produto para os usuários. O design sempre é mutável, como o próprio ser humano.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MARINHO, Marcelo Ramos; LIMA, Heleno Almeida. ALLCHARGING: O DESIGN DE UM PRODUTO CONCEITUAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29786-ALLCHARGING--O-DESIGN-DE-UM-PRODUTO-CONCEITUAL. Acesso em: 20/04/2024

Even3 Publicacoes