APONTAMENTO DA LEGISLAÇÃO PERANTE A PUBLICIDADE INFANTIL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
APONTAMENTO DA LEGISLAÇÃO PERANTE A PUBLICIDADE INFANTIL
Autores
  • Julianne Nicolau
  • Ivan George Cheik Furtado Filho
  • Maria Emília Mantovani
Modalidade
Artigo
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29775-APONTAMENTO-DA-LEGISLACAO-PERANTE-A-PUBLICIDADE-INFANTIL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
publicidade, abusiva, infantil, criança, venda, consumo
Resumo
O artigo apresenta como a propaganda é usada, principalmente de forma abusiva, para o convencimento de crianças e como o cérebro infantil reage a essas informações. O entendimento do presente é diretamente resultado do passado, no artigo também apresenta uma breve historia da publicidade brasileira e infantil como um todo. As crianças são consideradas os neoconsumidores - consumidores do amanhã - principalmente na área de eletrônicos e cosméticos, cada vez mais ansiando pela entrada no mundo do consumo, mesmo elas sendo hipossuficientes e incapazes de tomar decisões. Apresenta também o neuromarketing infantil, para entendimento do engajamento emocional, as teorias dos estágios definidos por desenvolvimento cognitivo e como cada idade se manifesta com cada tipo de propaganda. A linguagem tratada com esse público e suas influências na hora da compra também serão relatadas. Instituições e ONGs são criadas para defender os direitos de menores que vivem sobre a influência diária da propaganda e afeta de forma direta no seu futuro. A publicidade tira proveito da fragilidade infantil como fonte de venda, fazendo com que as crianças se maravilhem com esse mundo e tornem-se fiéis ao consumo cada vez mais cedo. Ditando o que devem vestir e como devem se comportar a mídia afeta caracterizas pessoais das crianças, criando cada vez mais as diferenças entre classes e aumentando o bullying nas escolas. Crianças muitas vezes assistem algo na televisão e querem imitar no seu dia a dia, porem na maioria das vezes essa informação é prejudicial e não ética, essa situação também está sendo apresentada. A influencia direta no comportamento das crianças. A legislação brasileira e mundial busca tornar a propaganda o mais inócua possível. Em várias partes do mundo medidas vem sendo tomadas para o bem dessas crianças e são consideradas bem sucedidas, como por exemplo na Suíça, que é apresentado no artigo, entre outros. A legislação busca erradicar todos os erros e malefícios cometido pela publicidade no decorrer dos anos. E seu apontamento será o maior foco desse artigo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NICOLAU, Julianne; FILHO, Ivan George Cheik Furtado; MANTOVANI, Maria Emília. APONTAMENTO DA LEGISLAÇÃO PERANTE A PUBLICIDADE INFANTIL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29775-APONTAMENTO-DA-LEGISLACAO-PERANTE-A-PUBLICIDADE-INFANTIL. Acesso em: 28/03/2024

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